quarta-feira, 14 de abril de 2010

É preciso saber viver



O rei Roberto Carlos, em uma de suas lindas canções, escreve e canta que é preciso saber viver. As escrituras sagradas nos ensinam que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. A oração universal praticada pela maioria das religiões, o Pai Nosso, numa de suas frases, nos leva a pronunciar e pedir a Deus que perdoe nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido. Os críticos de plantão, para dar evasão o seu desejo de criticar os outros, mesmo sabendo que critica sempre ofende, costumam tentar abrandar os efeitos delas, com a fajuta disputa de que critica é construtiva e visa ajudar o criticado.
Saber viver numa sociedade tão desigual, contaminada pela prática da violência, da corrupção, da injustiça social e pela desobediência generalizada às normas que regulam a convivência social, é tarefa muito difícil. È difícil, mais precisa ser observada, sob pena de vivermos sempre infelizes. Há literatura abundante que orienta como devemos proceder para viver bem na sociedade, convivendo com pessoas diferentes, sem que tenhamos que entrar em choque nem ofender os nossos semelhantes.
Para aprender viver entre pessoas desiguais é necessário que abramos mão de algumas práticas de vida que estamos acostumados a executar no cotidiano de cada ser humano. É preciso compreender e praticar a ética como um princípio que não pode ter fim. É preciso saber que a esperança de um mundo de paz entre os homens e as nações, depende do esforço pessoal de cada um. É preciso ser disciplinado e disciplinador, reconhecendo e fazendo reconhecer os limites impostos pelas regras sociais a cada cidadão. É importante reconhecer que os bens materiais são necessários à vida humana, contudo, jamais podemos considerá-los superiores aos valores naturais que nos foram outorgados, gratuitamente, pelo Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. É preciso nascer de novo, morrendo para um mundo de guerra que vivemos e nascendo para um mundo de compreensão, de tolerância, de amor ao próximo, de comunhão com Deus, de humildade e de muita paz.
Se atentarmos para a mensagem de canção do nosso rei Roberto Carlos, para o que nos ensina a Bíblia Sagrada, para o cumprimento dos pontos aqui enumerados, é possível que vamos aprender a viver no mesmo grupo de pessoas sem ferir ninguém e sem ser ferido por ninguém. Esta é a missão de cada um de nós, vamos praticá-la. Lembremos que o futuro de uma sociedade justa, solidária e ordeira está em nossas mãos.

Gercy Joaquim Camelo.


Comente o texto aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. É amigo os valores de nossa sociedade esta completamente corrompido, ninguém respeita mais nada, somente aos seus próprios interesses.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a música de Roberto Carlos, assim como outras músicas do rei, é uma lição.
    Fantástico Post

    ResponderExcluir
  3. Neste mundo, falta amor no coração. Com amor cada um saberá viver da melhor maneira possível.

    abços

    ResponderExcluir