sábado, 3 de abril de 2010

Coelhos botam ovos de chocolate?



A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. A Páscoa (do grego Pessach, significando passagem) foi comemorada primeiramente pelos hebreus (judeus) representando a libertação deste povo da escravidão em que viviam no Egito. Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estavam ligados a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
Mais tarde, devido à morte e ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu durante a páscoa Judáica, os cristãos passaram a comemorar a páscoa representando a vitória de Cristo sobre a morte, sua libertação e passagem para uma nova vida. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus em Jerusalém.
Com o decorrer do tempo e expansão do cristianismo, alguns símbolos de rituais pagãos foram ligados a Páscoa. A comemoração da passagem do inverno para a primavera, por exemplo, trazia como parte da celebração o costume de oferecer e receber ovos coloridos, que representavam a vida e a fertilidade que esta estação do ano trazia. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Ao longo do tempo, os ovos de pato ou galinha foram sendo substituídos por ovos de madeira, prata e até mesmo ouro, decorados com pedras preciosas, até que, com a chegada das indústrias de chocolate, passaram a ser produzidos com esta matéria prima. O chocolate se tornou, então, um dos símbolos da Páscoa.
E por que o chocolate foi adotado para produção de ovos? Bem, essa explicação só pode estar relacionada ao sabor, porque chocolate é algo maravilhoso e celebrar a Páscoa com chocolate é um doce prazer.

Simone Tuzzo.

Comente, participe!!!

2 comentários:

  1. Olá!

    Que a vida nova que chega com a Páscoa nos renova e nos transforme em mais forte para suportar tantos desafios que vem contra nós. A vida renovada possa nos afastar todos os males que possam afetar a nós e a nossos familiares.

    Bom Domingo de Páscoa a todos e a todas.
    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Posso ser sincero? A vontade de Cristo bem como a de Deus é que nos santifiquemos e sejamos santos em toda a nossa maneira de viver. E todas essas datas comemorativas (Páscoa, Natal)tem sido uma falsa santidade na vida de pessoas que realmente ainda não entenderam que a vontade de Deus.

    Adulterio; Espancar crianças; Roubo e furtos; Corrupção; Mentir; Pedofilia; Fornicação; Pornografia; embriagar com álcool e muitos outros pecados e pecadinhos nos afastam de Deus.

    Sinceramente estou desconfiado dessas datas que estão servindo muito bem para o COMÉRCIO.

    Mais para quem entende o verdadeiro significado
    desejo uma boa Páscoa

    ResponderExcluir