segunda-feira, 22 de março de 2010

Vergonha nacional



A cada telejornal apresentado, notícias de nosso cenário político nos causa repulsa, principalmente no tocante às imagens que insistem em colocar em loco a verdadeira face de determinados homens públicos escolhidos por nós.


Foi em quatro paredes como percebemos nas imagens, as nobres e justificáveis atitudes do governador, de alguns parlamentares e assessores do Distrito Federal pegando consideráveis quantias em dinheiro e guardando em várias partes do corpo. Até parece a retrospectiva do mensalão do PT, mas agora o PT agora assiste de camarote o DEM se explicar diante de várias acusações, ou melhor, o DEM não, o excelentíssimo governador do DF.
Sentado no sofá assistindo um telejornal, lendo uma manchete do jornal ou até nas rodas de conversas de amigos o assunto de corrupção no meio político sempre é presente, e quase sempre as opiniões são unânimes, onde uma pergunta sempre reverbera: estão presos os políticos por arrancarem deforma covarde o dinheiro que todos nós pagamos em forma de impostos? Podemos dizer que o Arruda seria um bom exemplo, lembrando que sua prisão só foi decretado por ele tentar subornar com dinheiro um jornalista, pois se ele não tivesse tomado tal atitude talvez estivesse amargando dias e dias de protesto a favor de seu afastamento.
“As imagens não falam por si”, assim proferiu o nosso querido e “popular” presidente Lula, numa luta incessante de tentar ser neutro mesmo diante de uma vergonha nacional, mas estamos acostumados às metáforas que sempre insiste em ser neutras . “A Polícia Federal vai investigar e Justiça condenar”, finalizando o presidente em sua declaração. Será mesmo que com tanto privilégio dentro da lei (foro privilegiado), esse nobres políticos irão mesmo ficar detrás das grades por muito tempo. A prisão de Arruda veio tarde, ainda bem que a justiça resolveu agir.


Nós temos uma grande parcela de culpa, quando escândalos envolvendo políticos criam notoriedade na imprensa, porque somos nós que os colocamos no poder, então temos que nos policiar quando utilizar nosso instrumento de democracia (o voto). Não podemos esquecer picaretagens feitas por nossos representantes, pois só lembramos de asfalto feito, de casas doadas e assim segue.
Tem um político muito conhecido pela célebre frase “rouba, mas faz” e que suas administrações foram marcadas por denúncias de lavagem de dinheiro, superfaturação de obras públicas, segue relação, ou melhor, segue denúncias. Que por ironia do destino ficara preso por pouco tempo, mas depois veio a público dizer que todas as denúncias contra ele foram caluniosas. É o conhecidíssimo “dr.” Paulo Maluf, de tão conhecido se tornou até verbo, “malufar”. Ainda bem que nossa língua portuguesa é viva e sempre cabe um neologismo para “eufemisar” os ladrões que usam paletó e gravata. Claro que não estou falando do Maluf, pois nada foi comprovado ainda perante a “Justiça”.


Infelizmente atitudes de desonestidade não estão restritas ao DF, todos os Estados tem políticos bandidos, mas também temos bons políticos que cumprem realmente seu papel nos representando e nos defendendo. Quando vemos pessoas excluídas da sociedade passando por dificuldades, passando fome, com carência de saúde, educação e social, pode ter certeza se somasse todo dinheiro desviado, vários problemas estariam solucionados ou pelo menos quase solucionados. Muito do que se arrecada se perde em ações corruptas de gestores não compromissados com o povo.
Temos que acreditar sempre, “porque somos brasileiros e não desistimos nunca”, que bons políticos possam sempre estar nos representando, e que os maus fossem sempre lembrados por nós eleitores, pois 2010 está chegando e mais um pleito está por vir. Por isso nosso voto tem uma força tremenda, e na hora de escolher nossos representantes, que ponhamos na balança o passado de cada um e depois confirmar com o verde, verde para tudo siga de forma transparente e honesta.


Esperaremos a punição desses inesquecíveis políticos que brincam de esconde-esconde com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Tomara que a carreira política de Arruda finde com essas inúmeras denúncias, e que não tenha volta triunfante como teve o Collor e Maluf. O tempo passa, só espero que leve junto a memória dos caros eleitores.

Eduardo Castro da Silva.

Comente, participe!!!

2 comentários:

  1. Olá William!
    Tenho medo sempre que ouço(ou leio) alguém dizer que "nós temos grande parcela de culpa,porque votamos..."
    Não quero dizer que estamos certos em reelejer quem já demonstrou ter "desviado" nosso dinheiro, que deveria estar aplicado nos hospitais (que tem um atendimento e equipamento vergonhosos), na educação, no policiamento eficiente,etc...
    Mas não gosto de permitir, que eles dividam a culpa de seus atos vergonhosos,com o povo, porque nós acreditamos em seus programas e falsas promessas! A culpa É DELES! A responsabilidade pelo crime não deve ser diminuída, dividida com o povo e com isto, vulgarizada, ou "aceita como se fosse a consequência do voto, que o povo tem que aceitar!!
    Penso que, ao invés de "repetirmos" esta afirmação que se apresenta como faca de dois gumes, deveríamos sim, continuar a esclarecer o povo, sitando fatos, fazendo pensar e relembrar..."não deixando esquecer" os que não foram bons. Deveria ser proibido a reeleição, não acham?
    Melhor do que aceitar as coisas porque somos acusados de cumplicidade, seria que não aceitássemos mais esta "culpa", porque só assim podemos cobrar e acusar.Melhor que se continuasse a falar das barbaridades que acontecem e exigindo que sejam punidos os crimes de desvio de dinheiro público. Penso que aí está uma tarefa importante para os blogueiros: ajudar a cobrar atitude e lembrar os fatos,para que não fiquem impunes!
    Confesso que não tenho condições de discutir política com propriedade, mas NÃO QUERO aceitar esta absurda tentativa de culpar-me pela falta de carater dos políticos e dos que permitem que fiquem impunes, tendo a "Justiça" nas mãos!
    Estarei errada?
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  2. Discordo veementemente deste chavão no seu texto:

    "Nós temos uma grande parcela de culpa, quando escândalos envolvendo políticos criam notoriedade na imprensa, porque somos nós que os colocamos no poder"

    Se dois ladrões são candidatos a qualquer e o voto é obrigatório no país, que critérios escolhermos para votar em um ou em outro ladrão? A beleza, o currículo, a oratória, o dinheiro?... Qual? Não somos nós quem escolhemos: ELES ESCOLHEM OS CANDIDATOS E NOS OFERECEM NAS ELEIÇÕES PARA ESCOLHERMOS UM OU OUTRO!
    Caberia aos TRIBUNAIS não permitirem que estes "cidadãos" se candidatassem...
    É por isso que, ENQUANTO O VOTO FOR OBRIGATÓRIO e forem OS PARTIDOS QUEM ESCOLHE OS CANDIDATOS sou a favor do VOTO NULO. É um direito assegurado pela constituição. OS POLÍTICOS QUE SE RECICLEM PARA MERECER MEU VOTO!

    ResponderExcluir