domingo, 21 de março de 2010

Loucos no hospício



Ao ler o que um bando de loucos anda aprontando contra os cidadãos me questiono, como advogada, acerca da impunidade e da não responsabilidade de seus responsáveis. Hoje em dia, se eu for proprietária de um cachorro e o mesmo atacar uma pessoa, passo a ser punida pelos atos dele.
Assim, se tiver um filho que não pague pensão alimentícia aos seus dependentes eu, como avó, tenho de arcar com este ônus. Agora, se tiver um filho louco, como aquele que agrediu o designer Henrique de Carvalho Pereira, de 22 anos, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, ou ainda, como esse celerado e drogado que acabou de matar o cartunista Glauco e seu filho e que em fuga baleou um guarda rodoviário, qual a responsabilidade dos seus pais no caso?
No meu entender, é a mesma como no exemplo do cachorro ou da pensão alimentícia. Alguém tem de ser responsável pelo insano, bem como arcar com os seus atos, pois se o maluco já tinha algum antecedente e se o drogado já havia aprontado alguma coisa, ambos deveriam ter sido tirados do convívio da sociedade há muito tempo e internados num hospício público ou privado. Esses doentes deveriam ser denunciados às autoridades e o Estado deveria ser obrigado a mantê-los em alguma instituição para preservar os cidadãos.
Sei que quem estiver lendo este artigo irá pensar que eu é que estou louca por assumir publicamente minha opinião, além de julgar que não sou humanitária e que não estou nem ai com os direitos humanos. Ledo engano! Sou sim muito humana quanto aos direitos humanos, defendo sim os direitos dos cidadãos normais, que trabalham, têm família e que estão no gozo pleno das suas faculdades mentais.
Para os loucos assassinos e para os drogados insanos, sou a favor do hospício, da banida lobotomia, da prisão ou mesmo, em último caso, da pena de morte, pois acredito que para alguns, infelizmente, esta é a única solução, já que existem seres que jamais terão conserto e a morte seria um grande alívio para eles mesmos, para a sociedade e até para seus familiares e responsáveis, que permitem que esses insanos causem tanta dor e sofrimento a outras famílias ao não assumirem o ônus de ter filhos doentes e que precisam de tratamento, pois senão terão mesmo de pagar pela sua omissão.

Sylvia Romano.

Opine, participe!!!

2 comentários:

  1. A Sylvia tem razão de estar indignada, claro. Mas quando o assunto é família - em especial, quando o assunto é FILHO - a situação, pros pais, complica... Enfim, acho que nofinal das contas a responsbilidade é mesmo da sociedade que deixou livre quem já tem antecedentes de violência. Bjo, Will

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o conceito "Família" já não existe mais, por isso nossos jovens estão fazendo tudo isso que vemos ultimamente... matando, roubando, se drogando... Mas eu como cidadão honesto e com o conceito "Família" acredito que ainda há tempo de mudanças para melhor.

    ResponderExcluir