quarta-feira, 24 de março de 2010

Jovens acorrentados



Não me causaram estranheza os dados apresentados em reportagens da mídia brasileira sobre o excessivo número de assassinatos de menores de idade nas regiões metropolitanas. Jovens que estão perdendo a vida nessas cidades cada vez mais violentas. E não estranhei porque percebo que boa parte dos nossos jovens – na Capital e no interior também – está sem perspectiva de futuro. Por absoluta falta de opção de estudo, lazer e trabalho, os jovens acabam perdendo a esperança num amanhã melhor e com isso escancaram as portas de suas vidas para as drogas, delitos e crimes. Sem falar, claro, no incentivo que a impunidade, a pobreza e a desagregação familiar geram nessa rapaziada. Percorrendo a periferia das grandes cidades e os municípios mais pobres do país, percebi a existência de duas situações preocupantes. Sem perspectiva de um futuro digno, as adolescentes engravidam e se tornam mães cedo demais ou partem para o mundo da prostituição. Já os rapazes se viciam em drogas e partem para a marginalidade com o objetivo de manter o vício. Essas duas situações acontecem com bastante frequência, e o mais grave é que, quando elas acontecem, pegar o caminho de volta é quase que impossível.
As famílias que tentam evitar que seus jovens destruam suas vidas não têm apoio algum no poder público. Há raríssimas exceções e um louvável trabalho de entidades filantrópicas que não conseguem atender a crescente demanda. Nesta semana mesmo, a TV mostrou uma avó que precisou acorrentar o neto dentro de um quarto para que ele não fosse para a rua em busca de drogas. O garoto – já viciado em crack – tem apenas 13 anos de idade. Acorrentar o neto foi a saída encontrada por essa avó, cansada de bater de porta em porta atrás de tratamento. Se tivesse dinheiro conseguiria ajudar o neto. Mas quem trabalha de dia para comer à noite não tem condições de pagar tratamento particular. Sem ajuda do poder público, a corrente e o cadeado colocados no tornozelo do garoto foi a solução que essa avó encontrou para impedir que o neto morra nas mãos dos traficantes. Como condenar essa senhora se ela também é uma vitima da ineficiência e omissão do poder público? Casos como esse são mais comuns do que a gente imagina e refletem o desespero que toma conta das famílias carentes cujos filhos e netos buscam nas drogas e no crime o futuro que a educação não lhes deu. É a falta de perspectiva de vida. A chance de tornar real o sonho. Chance que a sociedade nega a esses jovens que acabam se entregando aos vícios e à marginalidade. E mesmo quando acordam, uma segunda chance lhes é negada porque a instituição Estado não possui estrutura que ofereça tratamento digno a esses jovens cidadãos. Só restam a eles, então, duas alternativas: as correntes, que aquela avó colocou no neto, ou o fundo do poço e da vida. Precisamos quebrar essa corrente. Já passou da hora dos governos municipais, estaduais e federal encontrarem uma forma de dar “luz” e esperança aos nossos jovens ou, no mínimo, criar uma instituição que possa devolver aos que se perderam nas drogas e no crime, a dignidade para recomeçar. Sem isso, vamos ter de continuar assistindo avós desesperadas e abandonadas pelo poder público acorrentando os netos para que não se entreguem às drogas e à criminalidade.

Humberto Aidar.

Comente, participe!!!

2 comentários:

  1. Texto muito bom amigo....temos que nos preocupar cada vez mais com as ameaças externas que estão cada vez mais próximas...
    Mas também não podemos esquecer que uma educação baseada no amor pode significar uma forte barreira para estas interferências externas.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Falta de lazer, estudo e trabalho de qualidade aliados a uma geração apolítica e conformista geram todas essas questões apontadas no presente artigo. Pro jovens dessa, da minha geração ser revolucionário é transar sem camisinha e usar drogad ilicitas!

    ResponderExcluir