sexta-feira, 26 de março de 2010

A casa do brasileiro



“São casas simples
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar”
(“Gente Humilde”, Chico, Vinicius e Garoto)

Um dado da maior importância por muito pouco não passou batido no noticiário recente: mais de 10 milhões de brasileiros deixaram de morar em favelas na última década. Os dados, que por si só são impressionantes, fazem parte de relatório da Organização das Nações Unidas, a ONU, e salientam que esse notável avanço social se deu, “principalmente após 2005”, com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo Lula, onde a população de mais baixa renda está realizando o tão acalentado sonho da casa própria.
Não é sensato se pensar em sociedade minimamente estruturada, com justiça social e distribuição de renda, se alguns de seus pilares básicos não estão solidamente firmados: saúde, educação, emprego e moradia. E o governo do presidente Lula tem sido impecável na atenção a todas essas áreas extremamente sensíveis do tecido social brasileiro. A tal ponto que a própria ONU reconhece essa profunda transformação no Brasil que todos estamos construindo com solidariedade humana e fé no futuro.
A continuidade do programa “Minha Casa, Minha Vida”, sem sombra de dúvidas, é de vital importância para que tiremos mais vários milhões de irmãos de condições precárias de habitação para casas confortáveis, bem construídas, bastante diferentes do padrão até pouco tempo existente em se tratando de espaço e área útil, além das facilidades de crédito da Caixa Econômica Federal e da imensa cadeia produtiva que se estabelece com o programa que se está implementando. Empresas de construção contratando milhares de trabalhadores em todos os Estados, gerando impostos, movimentando a indústria e o comércio, solidificando o ciclo virtuoso vivido pela economia brasileira na Era Lula, além da entrega a cada dia de milhares de unidades habitacionais nas mais longínquas cidades desse País-continente.
Só Deus sabe a tranquilidade de espírito de uma mãe e um pai de família que podem partir para o trabalho com a chave de sua casa no bolso, sabendo que oferecem à família uma habitação digna, com condições de conforto e de higiene que incidem diretamente na vida escolar, na capacidade cognitiva dos filhos, enfim, no futuro de nosso País.
Lembro-me do velho ditado lá no interior: “quem casa, quer casa”. E nos dias de hoje, grande parte dos atendidos pelo programa da Caixa Econômica Federal são jovens casais brasileiros com filhos menores, que já começam sua vida com a segurança de um lar próprio. E a experiência demonstra que todos os que tiveram acesso aos programas habitacionais, mais cedo ou mais tarde, dentro da modéstia de seus recursos, com as parcas economias da família, conseguiram aumentar a área habitável, construindo mais cômodos, dando mais conforto aos familiares, criando o brasileiríssimo “puxadinho”. Na humildade de nosso povo e com sua capacidade criativa, suas casas populares vão, ao longo do tempo, tomando as feições de vivendas de classe média, com a construção de mais um, dois, três quartos, ou uma lavanderia... Isso é o Brasil mais justo e fraterno pelo qual tanto lutamos!
Mas o programa habitacional desenvolvido pelo governo Lula, e desdenhado em parte ou relegado a plano inferior por administrações anteriores, é financiado por essa extraordinária poupança popular, vinda do esforço do próprio trabalhador, através do FGTS, cujos recursos bilionários movimentam a construção civil e o saneamento básico em nosso País.
Não existe um único caso de reparo ou fracasso no exitoso programa habitacional desenvolvido sem barulho e sem propaganda pelo governo Lula. Foi preciso que a ONU reconhecesse que 10 milhões de brasileiros deixaram as favelas e vivem em condições bastante melhores, exercendo sua cidadania em plenitude, para que a imprensa internacional noticiasse mais essa vitória de um governo que erradicou a fome, o desemprego e caminha a passos largos para fazer o mesmo com o analfabetismo em nosso Brasil. Isso é a mobilidade social e o nascimento de um novo País.
Existe uma tendência, defendida e executada inclusive nos países europeus, de que não pode “confinar” a população mais simples em bairros distantes, ou construir conjuntos habitacionais sem estruturas de vida comunitária próprias (recreação, comércio local, educação e saúde, transporte fácil, áreas de lazer). Pois o “Minha Casa, Minha Vida”, sem qualquer alarde, só aprovou projetos que contemplassem condições assim, de habitação humanizada, com um panorama estrutural exatamente como aquele que os bairros de classe média de países da Europa possuem. Ou a popularidade do presidente Lula e a altíssima aprovação de seu governo não são fruto de uma gestão correta e competente?
O Brasil sediará uma Copa do Mundo de Futebol e será sede das Olimpíadas e os olhos do mundo estarão fixados num País que sempre exportou talentos e beleza. Vamos mostrar aos que nos visitarem e aos que nos assistirem via satélite, um Brasil muito melhor, bastante mudado, onde ainda existem favelas, palafitas, mocambos e alagados. Mas já não é lá onde a maioria de nossos irmãos mais humildes vive com suas famílias. E até lá, com certeza, será muito menos ainda.
Porém, muito mais importante do que isso, é saber que a cada novo ano do governo de transformações sociais do presidente Lula, milhões de brasileiros têm um teto, uma casa própria, trabalham em paz, deixam seus filhos em segurança em boas escolas, se sentem mais cidadãos, amam mais o País em que nasceram e que está sendo menos injusto para com eles.

Delúbio Soares .

Deseja comentar o texto? use o blog ou o dihitt.

2 comentários:

  1. MUITO APROPRIADA A SUA LEMBRANÇA, NÃO É SÓ POR CAUSA DO LULA OU DOS GOVERNANTES ANTERIORES QUE MAIS BRASILEIROS TEM SUAS CASAS.
    NA VERDADE SOMOS NÓS MESMOS ,ASSALARIADOS, QUE MES AMES DEPOSITAMOS UM POUCO DO DINHEIRO QUE É USADO PARA ESTE FIM, ATRAVÉZ DO FGTS.
    NADA MAIS JUSTO DO ELES USAREM O DINHEIRO DA FORMA CORRETA,...ACABANDO COM A POBREZA E POSSIBILITANDO ACOMPRA DO IMÓVEL PELA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA.
    ANTES FOSSEM BEM GASTOS ,TODOS OS RECURSOS AO QUAL ELES TEM ACESSO.
    FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Post Fascinante!
    AMIGO WILLIAM,

    Um ótimo artigo, mas ressalte-se, que nada estão fazendo a não ser cumprindo com o mínimo de suas obrigações constitucionais, do juramento firmado quando de suas posses. E depois, os recursos são oriundos de todos os trabalhadores brasileiros, que trabalham de sol a sol, recolhendo o fundo de garantia –FGTS- e em contra partida recebem um rendimento diminuto, enquanto todos pagam os juros mais altos do planeta, elevando ganhos estratosféricos das grandes corporações bancarias. É o professor trabalhando incansavelmente, levando o pão da cultura a milhares de estudantes, recebendo salários aquém de seus direitos, os cartões de créditos vencendo, tem sido a tabua de salvação de muitos. O que pouco vejo são as obras de saneamento básico que deveriam ser multiplicadas por mil, evitariam gastos exorbitantes no item saúde, também, se dá no subsolo e a eles não interessam muito.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir