quarta-feira, 17 de março de 2010

ALGO DE ESTRANHO NO AR



Não sei ao certo, mas estou com um ligeiro pressentimento de que algo de errado está prestes a acontecer na vida dos brasileiros por causa de toda essa dissimulação política de homens que se elegeram para o Senado e a Câmara dos Deputados. A cada dia a situação fica mais embrulhada e confusa e a gente não tem como esconder o temor de que um tipo raro de ditadura está sendo articulado nos bastidores do poder. É só acompanhar o noticiário dos últimos dias, na televisão, no rádio e nos jornais. Então, é preciso que a sociedade fique atenta e se mobilize para não permitir que mais uma vez roubem os nossos sonhos e calem a nossa voz.
Os trabalhadores não têm mais como esconder a sua indignação e revolta diante de fatos e situações perigosas ameaçando os seus ideais de honra e de cidadania. O presidente Lula, que diz estar na melhor fase de seus governos, parece não ter observado que os altos índices de aprovação não estão realmente assim e que a maioria do povo continua prisioneira das incertezas em razão das intimidações emergindo cada dia mais ferozes e radicais vindas de todos os cantos do País, inclusive lá do Congresso Nacional. É fácil perceber que os abutres de plantão estão sobrevoando os céus do Planalto à espera de uma catástrofe na terra que pretendem arrasada. Num dia ele diz que não sabia que o “apagão aéreo” iria acontecer e, no outro, afirma que sabia de tudo desde o ano de 2002. E aconteceu o que todos já sabem.
Estamos, na verdade, com sérios problemas nas áreas de saúde, educação, de economia e na de segurança pública que nem o tal do PAC será capaz de resolver. Na segurança, a situação é quase de calamidade pública, com o governo atordoado diante da falência de seu aparelho policial e o estabelecimento de um Estado paralelo e marginal desafiando a Justiça e as leis. E até a Força Nacional de Segurança no Rio de Janeiro. O Congresso continua apático e opaco e não se tem notícias de que alguma coisa tenha sido feita para implantar bases seguras e eficientes para evitar que os corruptos continuem corruptos e que a roubalheira assuma proporções imensuráveis. Ninguém será punido e quem estiver na berlinda de uma blindagem política e partidária perdulária continuará no exercício de mandatos que deveriam ser cassados sumariamente. Mas, infelizmente, até o STF parece estar do lado de todos eles.
É justificável a revolta dos trabalhadores e dos poucos homens sérios que ainda resistem às tentações do dinheiro fácil para vender, comprar e subsidiar despesas na aquisição de emissoras de rádio e de televisão, de fábricas de cerveja e de frigoríficos para pagar milionárias pensões à filha e à mãe-amante. É justificável a revolta dos trabalhadores e dos poucos homens sérios que ainda resistem às agressões dos aproveitadores, principalmente quando vem à memória a lamentação inscrita no diário de D. Pedro II, que considerava a noção do dever uma obrigação e não admitia ser louvado por isso. Limitava-se a exigir dos outros a honestidade. “A falta de zelo, a falta de cumprimento do dever é o nosso primeiro defeito moral. Muitas coisas me desgastam, mas não posso remediá-las, e isso me aflige profundamente. Se ao menos eu pudesse fazer constar geralmente como penso! Mas, para que, se tão poucos acreditariam nos embaraços que encontro para fazer o que julgo acertado? Há muita falta de zelo e, para a maioria, o amor à Pátria é uma só palavra. Ver onde está o bem, e não poder concorrer para ele senão lentamente, é um verdadeiro tormento para o soberano que tem consciência”. É, realmente, existe algo de estranho no ar.

WALTER JUNQUEIRA

3 comentários:

  1. Com certeza existe - e não é de hoje! Eu falo pela área da segurança pública, uma das mais visadas e das mais abandonadas por este governo. A PEC 300, que já foi votada pelo Senado e em 1.o turnoi pela Câmara, tá às vésperas de ter adiada a sua votação em 2.o turno, sob a justificativa furreca de que se for aprovada agora, vai ter sentido "eleitoreiro". A PEC 300 é a emenda que trata de um mais do que justo aumento salarial pros policiais civis, militares e bombeiros, coisa que não acontece há muuuuuuuuito tempo. Se fose pra votar aumento pra ELES, será que sequer seria cogitado esse adiamento? Duvido! Enfim, a gente tem que ficar aqui, esperando (mas tem gente lá pressionando tbm, e é só por isso que eu ainda tenho alguma esperança). Bjão, W.

    ResponderExcluir
  2. Realmente concordo com seu texto, há muito se percebe que nossos governantes estão legislando em causa própria, o povo nem sequer esta sendo prestigiado.
    Diversos fatos reais envolvem governadores, prefeitos senadores e seus "auxiliares", como podemos acreditar em uma política que por sí só cai no descrédito de um povo tão sofrido.
    Falar em ditadura neste momento é prematuro, mas talvez fosse de fato a solução.
    Democracia neste país é vista como vilã para muitos principalmente para os políticos que usam desta plataforma para poderem lucrar com suas artimanhas.
    O povo deve se unir e dar um basta a tantas falcatruas que se afloram no governo e lutar por seus reais direitos de cidadania.
    Para que este país seja de fato reconhecido como uma nação em crescimento, primeiro deveriamos cobrar o cumprimento de toda e qualquer legislação, que aquí só existem no papel, mas que na prática são colocadas de lado com as brechas existentes na justiça.
    Sabemos que nossa legislação eleitoral possuí artigos até então desconhecidos pelo povo, devemos conhecê-la para que possamos de fato votar em alguém que lute por este país
    A única sina de um brasileiro é esperar que um dia seja melhor, será que este dia chegará?
    Parabens por seu artigo
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir