terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O rosto de Deus



A manhã desperta sonolenta e vai ganhando a amplidão do dia, no planeta Terra os humanos dormem, perdem o maior espetáculo desse universo. Diferentes dos animais menores, que se recolhem cedo e se levantam de madrugada. Os humanos fazem as coisas às avessas das leis naturais por isso são incompetentes nos seus projetos. Criam hábitos e necessidades contrários à sua natureza. Vivem sem sentido.

O rosto de Deus deseja se revelar como um modo de vida pleno de originalidade. Volta às raízes. Volta à presença do Eterno. Somos, como filhos de Deus, herdeiros já, do reino dos céus, é bom que se situem nisso. Qual é a marca dos fiéis desse reino? Um rosto alegre. Um coração repleto de paz. Mas para tanto é preciso mudança interior, lapidação moral, religaçao com o Pai das luzes. A mente humana é uma fonte borbulhante de toda sorte de pensamentos intrusos, virtuais. Sem o comando da vontade, caminhos inóspitos podem surgir causando embaraços. A mente de Cristo, deve ser a mente de cada pessoa para a garantia de rumos certos. Mas o que é a mente de Cristo? Penso que seja a questão da unidade entre os povos, nações e línguas. Somos um. Vivemos numa só Casa.

Temos todos os mesmos sonhos: construir a felicidade. O que se tem feito é utopia, pois não pode haver felicidade, onde muitos choram a fome, a nudez, a doença. A ciência e a tecnologia, desde seus primórdios, não focou a espécie humana, como um único organismo a trabalhar junto por ser uma só teia de direitos e deveres. Criaram castas. Ricos e pobres, senhores e escravos. Como admitir que um homem escravize seu semelhante? E que um possua mais que o outro? Tenho sede de conhecimento, mas não aquele que leva a creatura a se valer do dom da inteligência como instrumento de segregação, de racismo, de competição. O amor que fomos capazes de desenvolver por nossos filhos, deve ser o mesmo a sentir por filhos de outros ventres,” porque são filhos da Vida e da sua ânsia por si mesma”, como nos diz o inspirado poeta Gibran Kallil Gibran. A mente de Cristo não concebe o mal. Divisão, preconceito, egocentrismo, são obras más. Hoje, a medicina é um ramo de gratificação monetária, quem não paga, morre. É esse o princípio do dom da cura? O modelo inventado pelas sociedades para o desenvolvimento social culminou no império das corporações profissionais cada uma se digladiando na defesa de seus interesses em separado .

Com tais modelos, o planeta está inevitável e rapidamente sendo destruído. A terra, a água e o clima estão em fim de marcha. O caos se avizinha. O sorriso de uma criança, a suavidade de uma flor, a beleza de uma canção perderam o significado que nunca veio a ser. Vivemos uma miragem, embora tenhamos potencialmente a inclinação para o belo. Perdemos tempo e vida. Costuramos nosso próprio manto mortuário, no momento em que cada um se viu separado. Somos um corpo social, qualquer membro fora do corpo apodrece infalivelmente. O que me diz respeito passa pelo outro. Ao demarcar território, entranhou-se o medo e a violência no seio das sociedades no mundo. Só há paz real onde há partilha isso é comprovado pelos membros que se juntam na tentativa de humanizar suas vidas aqui e ali. São poucos, mas vale o esforço de conhecê-los. Militantes do amor, se tornam crianças na confiança de que é possível viver e sonhar um sonho único, juntam peças para realizarem cada ato no cenário onde o trabalho é motivo de alegria em comum. A dra. Zilda Arns foi um nobre exemplo dessa postura social. O reino dos céus, na terra se faz.

Não sei imaginar como pode uma pessoa possuir tantos privilégios, enquanto que na sua família, outras vivam em necessidades vitais. Como é possível tal concepção? O que sobra aqui falta acolá. A desigualdade social é uma crueldade. Crueldade aceita e acariciada pela maioria. Fruto de uma cultura egocêntrica onde parece impossível viver em comunhão, ninguém se entende, se ajuda, se ama - fora da esfera familiar, digo - onde às vezes são amigos de verdade entre si, o que se torna a cada dia mais raro. Nosso mundo tornou-se caótico, está quase inviável, a permanência aqui. Jesus, o Mestre da cristicidade, assim dizia: Você é a luz do mundo. Você é o sal da terra. O que isto indica? Que nossa natureza é de tornar transparentes nossos hábitos. Que nosso universo harmonioso, é responsabilidade de cada um. O exemplo arrasta, contagia e acima de tudo, temos inclinação natural para o bem, para o afetuoso cuidar e cuidar-se. Ninguém é feliz vivendo na contramão do amor, dela nasce a ansiedade, o estresse, o vazio existencial, embora simbolicamente, possuam muitas coisas. Este cenário de inconsciência e oposição às leis naturais, é a causa da violência, barbárie e calamidades sociais em todo o mundo.

Lúcia Mendonça de Andrade.

Deseja comentar? fique a vontade.

3 comentários:

  1. Seu texto resume numa coisa só: a falta de amor ao próximo nos afasta de Deus.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente show de bola!
    Abração do compadre.

    ResponderExcluir
  3. verdade , o reino de Deus na Terra se faz através das ações dos homens. Ótimo texto , a paz.

    ResponderExcluir