domingo, 7 de fevereiro de 2010

O HOMEM DE LATA



O estresse é a tensão da vida. Não devemos permitir que nos deixe na posição do desânimo e do desabamento postural. O estresse que mata não está associado a uma carga excessiva de trabalho. Muitas pessoas estão estressadas por que seus pensamentos não as deixam em paz, seus conflitos existenciais são antigos e profundos. Existem aqueles que cultivam a melancolia permanente ou cíclica. Inconscientemente, restringem até mesmo o seu espaço físico, tornando-se tímidos ou receosos. Indivíduos assim não estão livres para a vida. Não são felizes, não estão integrados consigo mesmos, nem com a natureza. Por não se perceberem, não têm consciência da postura que lhes enrijece o corpo. Movimentam-se quase como autômatos, robôs com movimentação travada. Um boa figura representativa destes tipos é o clássico Homem de Lata do filme O Mágico de Oz, que andava em busca de um coração, isto é, algo em si que lhe fizesse perceber-se, percebendo melhor o mundo. A figura do homem de lata remete-nos a pessoas travadas emocionalmente que geram em seu organismo doenças crônicas, tais como: enxaquecas, gastrites, bronquites, asma, dores e má postura (curvaturas na coluna), pressão alta, cansaço, depressão, estresse, e assim por diante, até quando não mais suportando suas dores físicas, buscam os recursos químicos.



A GRAVIDADE DA LEI DA GRAVIDADE

Todo registro do comportamento emocional e do caráter da pessoa é mostrado através do corpo. Isto se percebe facilmente na forma como são usados os músculos na movimentação, no caminhar e no ritmo respiratório. A linguagem corporal é moldada por nossos sonhos, aspirações, perdas, ganhos, pelo culto à baixa ou à alta estima, alojando-se na expressão corporal que nos caracteriza. Sofreremos assim o efeito da Lei de Gravidade se não impusermos resistência a ela, ficaremos largados, pendidos para a frente, renegando o trabalho de milhões de anos de evolução no estabelecimento do Homo erectus como padrão para o corpo humano no planeta. Isto é bastante grave: a gravidade da Lei da Gravidade.



TUDO QUE DESPENCA CORRE O RISCO DE CAIR

Precisamos reagir aos maus tratos tensionais, buscando os meios existentes para a sanidade física, mental, emocional e espiritual. Evitar o desmoronamento postural, desmanchando couraças - o conjunto de tensões musculares que formam placas energéticas que travam o movimento das articulações e enrijecem a musculatura. Estas placas de tensão bloqueiam, criam barreiras, impedindo-nos de contactar com nossas próprias emoções. As couraças foram pesquisadas por Wilhelm Reich, psiquiatra e discípulo dissidente de Freud. A carátero análise de Reich prioriza o equilíbrio do fluxo da energia vital. Para ele as couraças têm sua origem nas causas profundas da desorganização do caráter humano. Inclui, também, na terapia, a prática de movimentos respiratórios associados ao relaxamento consciente, como fonte de juventude, vitalidade e correção postural. Segure sua onda: tudo que despenca, corre o risco de cair.



COURAÇAS E RELAXAÇÃO

Entre os sinais ou couraças provocados pelo estresse nervoso e emocional, visíveis na expressão corporal, destacamos: diafragma com musculatura estreita, frágil, dificultando a respiração completa. Resulta em pernas frágeis, sem resistência. Temos aí a dicotomia e/ou desconexão entre as partes do corpo da cintura para baixo e da cintura para cima. Outra figuração é a postura onipotente, evidenciando a superioridade incontida, revelando cabeça altiva, mas com muita tensão no rosto. Músculos endurecidos em volta do diafragma. Área genital tensa com o baixo ventre desenergizado. Isto resulta em respiração curta, relutante no exalar, por medo de perder o controle. Traz bons resultados práticas simples como sentar-se no chão com as pernas estendidas: movimentar os pés em extensão/flexão, conservando os calcanhares no chão. Com as pernas estendidas e os pés em ponta, movimentá-los para dentro e para fora. Experimente. Alivie a tensão de suas pernas e movimente os pés para a esquerda e para a direita, várias vezes, como limpadores de parabrisa de carro. Destensione suas pernas. Espreguice, alongando e soltando o corpo. Sinta o efeito relaxante desta prática .

Fonte. Diário da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário