quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Minha primeira vez



Lá se foi o primeiro mês do ano. Calores e sabores de um verão marcado pela labuta diária e, muitas vezes, sem horários estabelecidos conforme os ditames sociais.


Compromissos importantes, agenda atribulada e enxurradas de informações em todos os meios.



E tudo isto me faz lembrar que 2010 é ano de eleições. Daí me vem na cabeça memórias nem tão longínquas: a minha primeira ida às urnas. Foi ótimo chegar com meu Título de Eleitor e perder a virgindade em algo que meus pais desconheceram quando tinham a mesma idade que eu.
Só que quando penso nisto me vem um branco sem tamanho, pois não faço a mínima ideia em quem eu votei naquela época. Lembro, claro, que eram eleições municipais, mas em quem foi que eu votei? Bem, não sei.
E isso me deixa um pouco desequilibrado.



O motivo de tal distúrbio é que sempre pensei que tive minhas ideologias muito bem fundamentadas. Nunca fui partidário de nada, mas priorizava saber quem era aquele candidato, qual sua história de vida e o que me levou a querer marcar o quadradinho dele na cédula, para que aquela pessoa fosse minha representação na esfera das decisões políticas de minha cidade, estado e país... Blá, blá, blá!



Hoje vejo que fui um completo alienado! Desde que exerci meu papel como cidadão, já passei por eleições federais, estaduais e municipais, mas não me lembro quem era quem e nem quando que cada um foi eleito. Isso me deixa confuso justamente porque sou de uma geração que viu a abertura política no Brasil depois de um período árduo de Ditadura Militar. Nas Diretas Já do Ulisses, eu tinha apenas três anos. Lembro quando o Tancredo Neves morreu. Lembro do movimento Caras Pitadas nas ruas das metrópoles deste país e de ir vestido de preto no colégio para tentar expressar meu ódio para com as falcatruas feitas pelo Collor e sua trupe, mas não lembro em quem votei pela primeira vez. Que consciente de araque sou eu...



Certo, sou um analfabeto funcional da política! Mas e agora? Essa gurizada nova que vê pela frente sua primeira possibilidade de votar; que olha para os candidatos e pensa que pode mudar o mundo com apenas um clique da urna eletrônica. Será que eles estão seguindo o mesmo caminho roto que segui? Infelizmente penso que sim. Pelo que vejo, ninguém mais quer saber de política. Esse pessoal do século 21 já está mais para a internet e festinhas do que para a política. E fico triste.
Minha tristeza é espelho do meu descrédito nos políticos e em mim, pois reclamava e nada fazia para mudar. Olhava as coisas acontecendo e não desprendia uma gota de suor ou de fosfato para tentar fazer meu papel de questionador. Não fazia a diferença. E espero que isto mude, pois eu mudei. Me arrependi de algo que fiz e tive que correr atrás da máquina para não ser atropelado.



Portanto, neste outubro próximo, vocês que são o futuro do país, façam algo certo na hora de votar. Se informem, critiquem e cobrem muito destes que vão nos representar publicamente. Façam o certo e não caiam no mesmo erro que cometi quando na minha primeira vez. Vejam a política não como um câncer que tenha que ser exterminado, mas que precisa ser tratado para não criar metástases.

Daniel Bittencourt.


O que achou do texto? Comente, participe!!!

4 comentários:

  1. Legal este artigo.
    Me fez lembrar da minha primeira vez:
    Um título de eleitor enorme na mão, onde havia espaço para 15 votações com seguintes dizeres: Votou em ___/____/____ e o presidente da mesa assinar.
    Lembro-me que votei para Governador no Padre Pombo, Senaor Marcio Lacerda, Deputado Federal Gilson de Barros ou Dante de Oliveira (não me lembro bem) Dep Estadual Isaias Rezende(MT).
    Para Prefeito votei no Sr Nicanor Rezende (Alto Araguia).
    Tempos bos aqueles em que acreditava que, com meu voto tudo ia mudar para melhor.
    Parabéns pea Post
    Abraçao

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo não é só você que não se lembra dos primeiros votos seus. Eu por exemplo não lembro de nenhum isso mostra como nós o povo brasileiro de memórias curtas, que é um grande erro de nossas parte. Quanto aos jovens de hoje, eles estão pouco se lixando com que está acontecendo em Brasília dos escândalos, as eleições só mais uma obrigação deles.

    ResponderExcluir
  3. Olá menino,
    Que texto legal. Com jovens como você, podemos ter esperança no futuro.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo William! Ótimo post, pra variar. :-)
    Até me fez lembrar do meu 1o. voto. Vou dar uma dica pra ver se tu adivinha: foi naquele político que no final desviou verbas... Difícil né?! Afinal são tantos. ;-) rsrsrs
    Por isto mesmo precisamos que os eleitores fiquem atentos a quem vota E aos resultados.
    Adorei o post. Excelente!!!
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir