sábado, 2 de janeiro de 2010

Será que o cliente tem razão em alguma coisa?



A palavra fracasso, a princípio, pode causar algum tipo de choque pela sua dimensão. No entanto, fui camarada ao escolhê-la para ilustrar a incompetência de considerável número de organizações (das menores às maiores) em relação à ausência da comunicação com o consumidor. Em pleno século 21, ainda se percebe brutal deficiência neste campo. Refiro-me ao canal de acesso que pode conectar cliente e fornecedor.


Embora tal problema possa se referir facilmente às comunicações por telefone, aponto o e-mail como um grande entrave para aquele que pretende se manifestar sobre uma reclamação, dúvida ou até um elogio. Nem agradecendo, através da e-comunicação, muitas companhias mostram-se incapazes de devolver uma mísera linha escrita, indicando sequer o seu recebimento. Será Descaso?

O arsenal tecnológico pode ser um aliado incomum. Porém, se mal utilizado, revela o lado frágil de quem o emprega nas suas atividades diárias profissionais. Os clientes encontram-se bem mais criteriosos e, portanto, buscam canais para interagir com as lojas ou fábricas com as quais possuem negócios, demonstrando a sua satisfação ou descontentamento. A interação, contudo, costumeiramente trava por parte de significativa parcela de empresas que não responde ao chamado dos seus consumidores. Desconsideração?

Assim, o que resta a fazer, considerando-se os direitos legais e morais do cliente, é valer-se do Código de Defesa do Consumidor quando houver uma reclamação não respondida, e refletir e reavaliar o atendimento da organização a respeito do descaso quando a mesma não retornar o contato feito com o intuito de sanar uma eventual dúvida ou acolher uma parabenização. Entretanto, fica aberta a ferida das empresas que não empreendem a comunicação. É um verdadeiro fracasso! Acusem-se quem nunca teve problemas em alguma loja em sua cidade, ou pelo menos conhece alguém que travou uma luta pelos seus direitos de consumidor.

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4 comentários:

  1. O problema na defesa dos direitos esbarra na burocracia. Uma reclamação no Procom demora horas e muitas das vezes o tempo perdido não compensa financeiramente o prejuízo, que acabamos por assumir. Isto quando o funcionário do Procom diz que o assunto deverá ser encaminhado ao Juizado de Pequenas Causas, o que demandará ainda mais tempo.
    Você tem toda a razão. A incompetência na comunicação parece coisa proposital. E embora existam leis que obrigam a obediência a regras no atendimento, na maior parte das vezes são desobedecidas inclusive por grandes empresas.

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  2. Olá, William!

    Com as leis disponíveis atualmente ficou bem mais fácil para os consumindores, entretanto, muitas empresas conseguem, em razão do seu poderio e grandeza, fazer com que muitos consumidores saiam prejudicados. Muitas vezes isso tabém acontece em razão da falta de concorrência.

    Abraços

    Francisco Castro

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  3. Olá William!
    Ao ler seu texto, imediatamente me veio a cabeça, uma semelhança entre o que vc descreveu que acontece com fornecedores e emails de clientes, e o que pode vir a acontecer( ou talvez já aconteça!?) entre nós mesmos, os "dihittianos" ou blogueiros.
    Sou muito nova( não de idade- sou vovó)nesta coisa toda maravilhosa que é o Blog e também a comunicação pela internet. Adoro tudo isto, embora não saiba como usar todo o potencial que existe! Só depois de muitas tentativas, é que consegui enviar "uma notícia"(não sabia como faze-la). Claro, eu gostaria que outros pudessem ler e principalmente participar do que falo nos blogs., dando sua opinião. ESTE TIPO DE COMUNICAÇÃO RÁPIDA E POSSÍVEL é uma benção, principalmente p/ nós, mulheres, que viemos de uma geração(mães e avós) que mal podiam falar sôbre suas opiniões!!
    Recebi pedidos de pessoas que queriam que eu os add. E o fiz, pois percebi que era este o esperado. Só que também percebi que, não vou ter tempo de ler todos os posts de todos os "amigos". Isto acontece com todos nós, não é? E este é O PROBLEMA DESTE MESMO TIPO DE COMUNICAÇÃO, possível de se fazer com tanta rapidez!!
    Será que nossos amigos terão tempo de ler alguns de nossos textos? e lhes restará tempo, p/ haver uma real troca de informações?
    NÃO ESTOU DEFENDENDO OS FORNECEDORES, pois sou uma consumidora.Apenas reconhecendo que, a falta de consideração com uma resposta, ou mínima atenção que seja ( e que seria o ideal esperado), é o efeito que todos nós estaremos sofrendo com a facilidade de comunicação pela net, maior do que a possibilidade de assimilação, digestão e gestação de idéias, troca de informações ou soluções p/ os problemas.
    Claro é que, no caso de fornecedores é ótimo, pois agora muitos podem saber sôbre um fornec. ou produto que sempre dá problema e então, ou o fornecedor trabalha melhor, ou se ferra! Tem que ser mais responsável agora, com o que fabrica ou fornece.

    Conosco é mais complicado: muita informação chegando de tantos lugares( que maravilha), é apaixonante ! Mas,é pouco o tempo que nosso cérebro tem p/ digerir tudo. Então, acabaremos por esquecer como se escrevem as palavras, pois as usamos como simbolos, acabaremos por ficar como as pessoas que tem dificuldade de atenção... que ouvem tudo ao mesmo tempo, mas que não prestam atenção a nada que passe da 2a. frase( ou do superficial), simplesmente porque não conseguem!
    Bem, amo a facilidade de comunicação, mas é preciso que fiquemos alertas, ou nosso poder de comunicação será imensamente abrangente, mas muito ineficiente,superficial e totalmente desprovido de um verdadeiro interesse pelo que o outro nos diz, ou mesmo pelo que está acontecendo ao nosso redor, com as pessoas que amamos. Desculpe por ter "falado demais", mas é que este perigo acenou, pra mim, como um luminoso com pisca de alerta!
    É preciso que vocês, jovens, tomem cuidado para evitar que a mente se habitue a "não pensar" em nada, porque tem a impressão de que já pensa em tudo(todas as informações que lhe são bombardeadas,e se não tomarmos cuidado, terão efeito de lavagem cerebral). É preciso que a gente não desista da opção de escolher se aprofundar em alguns assuntos,ou ler aqueles de que realmente tem maior interesse, mais do que deixar a mente aberta a um pouquinho de tudo, como se fôssemos um deposito robótico de superficialidade...pois isto,no futuro, seria um perigo! Mesmo as mentes inteligentes de meus filhos e de muitos de vocês, jovens hoje, seriam mais facilmente comandadas por líderes políticos, se perdessem o hábito e a capacidade de se concentrar e prestar atenção, também ao que está abaixo da superficialidade( ou aparência).
    Já sei, já sei, tenho de aprender a dizer o que quero, de forma muito mais enxuta, não é? Perdão, vou me exercitar nisto!
    Abraço grande, Vera.

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  4. A melhor forma de mostrar que estamos sendo negligenciados como consumidores é usando esse mesmo espaço, citando o nome da empresa e o problema acontecido.

    Sempre aparece a solução quando lançamos na mídia.

    Beijocas

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