quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Buda da medicina e o ayurveda



Tenho guardado em minha memória trechos de uma história sobre como o Buda da medicina escolheu aquele que receberia os nobres ensinamentos sobre a arte da cura. E em minha mente tenho a seguinte narrativa: há uma história sobre o Buda da medicina que conta que ele teria convocado todos os seus alunos para uma reunião. Nela ele daria ensinamentos sobre a arte da cura para uma boa saúde do corpo, da mente e do espírito. Neste dia, um número incontável de pessoas foi até o local que ele havia determinado. Ao ver este grande número de pessoas, o Buda da medicina decidiu estabelecer uma tarefa a todos, para que assim se revelasse o merecedor de receber tais ensinamentos. Então ele disse: "espalhem-se pelo mundo e tragam-me a substância da natureza capaz de curar todos os males de corpo, mente e espírito".
Um longo tempo depois começaram a voltar as pessoas que saíram nesta jornada, e cada uma delas apresentava ao Buda da medicina um objeto proveniente da natureza capaz de curar todos os males. E, com respeito, todos foram analisados por ele. Mas ele afirmou que daria seu veredicto final após todos terem retornado da jornada. Após alguns anos, apareceu então o último peregrino, que, de mãos vazias, aproximou-se do senhor. Buda e disse: "ó venerável, perdoe-me, mas não consegui trazer-lhe nada que tivesse tamanho poder, pois todas as plantas, minerais, substâncias, aromas com que me deparei poderiam ser usados para curar o mal de qualquer ser vivo". Tais palavras deixaram o Buda da medicina bastante satisfeito, e então este homem foi escolhido para receber os ensinamentos prometidos.
E assim é o ayurveda, todo e qualquer tratamento poderá ser indicado para a pessoa que procura esta forma tratamento, tudo depende do que ela, a pessoa, necessita naquele momento, e, posteriormente, adaptando-o ao longo do processo de "cura", que no ayurveda chamamos de desintoxicação.

O ayurveda
O ayurveda é um caminho para qualidade de vida. Quando falamos nisso, estamos falando em atitudes saudáveis que garantam uma vida saudável. Ayurveda significa ciência da vida, onde, a partir da incorporação de hábitos regulares, adequados às condições de seu dosha, você garante uma melhor qualidade de vida e longevidade.
No Ayurveda as pessoas aprendem a olhar o mundo a sua volta como um potencial para o equilíbrio, ou para a degeneração, da sua saúde física e/ou emocional. Aqueles que ingressam no conhecimento ayurvédico aprendem que imagens, sons, palavras, alimentos, sentimentos, absolutamente tudo, os nutrem, regenerando, ou não, a sua saúde em um nível físico, psíquico e espiritual.

Ferramentas terapêuticas
* Dietaterapia: consiste na base do ayurveda. A partir de uma alimentação adequada, para sua constituição dóshica, você mantém o seu AGNI (fogo digestivo) em equilíbrio, o que garante um processo metabólico eficiente e a absorção de todos nutrientes de forma adequada pelo corpo físico.
* Chakraterapia: uma das mais completas ferramentas de tratamento do ayurveda. Inclui: aromaterapia, meditação, respiração, utilização de mudras (movimentos adequados das mãos e dedos para alinhamento de cada chakra) e asanas (as posturas do yoga são utilizadas para alinhamentos dos cackras, método Tibetano) e recitação de bija mantras. Um tratamento com Chakraterapia trabalha o corpo físico, mental e espiritual.
* Meditação: fundamental para manutenção de uma vida saudável, porque ela garante uma mente no presente. Uma mente no presente evita transtornos como a ansiedade, ou mesmo o pânico, frutos da mente que se projeta em direção ao futuro, pois se ressente de seu passado.
* Massagens e uso de óleos: através de manobras, técnicas, óleos (tanto os condutores quanto os aromáticos) o uso da massagem atinge níveis bastante profundos, tanto corporais quanto desequilíbrios em nível mental (transtornos do pânico, drogadição, enxaquecas).

por:
Bethy Vieira, terapeuta ayurvédica, astróloga e consultora de Feng Shui.

O que achou disso? concorda? discorda? deixe sua opinião aqui ou use o diHitt.

Um comentário: