terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Político Psicopata





(Crônica de Rogério Mendelski no Correio do Povo)

"Os políticos importantes geralmente são psicopatas por uma simples razão: o psicopata adora o poder. Utiliza as pessoas para obter mais e mais poder, e as transforma em coisas para o próprio benefício. Isto não quer dizer, logicamente, que todos os políticos ou todos os líderes sejam psicopatas, mas sim que o poder é um ambiente onde eles se movem como peixe na água."
"Como dobro a vontade do outro? Com um cargo, com um plano, com um subsídio? E como divido isso?"
"Eu te dou, tu retornas para mim, tu vens para a ação, tu respondes como eu peço. Não é um dar sem interesse, nem movido pela sensibilidade de querer ajudar a quem não tem nada. É uma utilização das pessoas para construir o próprio poder"
Mas o político psicopata também pode errar, segundo Marietán. O ponto fraco é a frustração de seus planos e um bom exemplo pode ser quando ele é flagrado por uma câmera secreta. "Aí, o psicopata se desorganiza e começa a fazer bobagens e, por isso, na frustração pode ter atitudes toscas e lerdas".

A cabeça do psicopata
Hugo Marietán admite que é muito difícil "entrar na cabeça de um psicopata". "Eles têm uma lógica muito diferente. Sua bandeira é sempre superior e impessoal, onde apela ao homem novo, ao projeto nacional, à libertação, à raça superior, à nação, à pátria. O psicopata sempre necessita de um inimigo para aglutinar. E, logicamente, nunca vai dizer ''vamos trabalhar para mim''. Ele deixa uma pessoa sem opções, já que manipula quem está em desvantagem econômica, sem opções."

Fome de poder
Para Marietán, um dirigente político normal sabe que tem que cumprir a sua função durante um tempo determinado. Cumprida a missão, vai embora. O político psicopata, chegando ao poder, necessita ficar uma, duas, três vezes. Não deixa o poder e muito menos o delega. Conhecemos aqui no Brasil, políticos que se comportam assim?

Quem é Marietán
Hugo Marietán tem 57 anos, é professor na Universidade de Buenos Aires, co-diretor da revista de neuropsiquiatria Almaceón e coordenador do portal www.psiquiatria.com. Sua página na internet (www.marietán.com) é uma referência permanente nos estudos sobre psicopatologia. As opiniões de Marietán foram recolhidas numa entrevista ao jornal La Nación, da capital argentina.


__________________________________________________________
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."
Bertold Brecht

Gostei da crônica. E você? opine aqui ou use o diHitt.

3 comentários:

  1. Esse perfil deve estar presente em muitos políticos brasileiros, pois quando são descobertos se comportam como se não fosse com eles, bem ao estilo dos psicopatas.

    ResponderExcluir
  2. Nem todo político é psicopáta, mas todo psicopáta, por sua natureza, se envereda na política.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir