quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A demência e suas manifestações




Quando uma pessoa desenvolve uma demência,independente da idade,as alterações que ocorrem em seu cérebro,tornam consequentemente inevitáveis a existência de alterações no seu comportamento,humor e processos de raciocínio.
Os cuidadores e familiares,confrontados com essas alterações sofridas por seus idosos,podem achar a informação e os conselhos disponíveis,na melhor das hipóteses escassos e,na pior,confusos.
Frequentemente as publicações sobre o tema das demências e das alterações do comportamento que ela acarreta,referem-se a um processo de deterioração,que ocorre ao longo do tempo e que apresenta problemas específicos,que se produzem durante cada fase da doença.O idoso evolui de um estado de demência suave e moderado,para um estado de demência grave,com alterações especificas de comportamento em cada uma dessas fases.
Esse entendimento da evolução da doença tem todo um sentido.Contudo para os cuidadores e para as pessoas com demências,o conceito de deterioração pode ser confuso e desorientados.Isso se deve ao fato de aquela condição não ser facilmente integrada em compartimentos estanques no tempo e na prática.
Tal como cada pessoa é única,também o é a experiência de demência em cada um.O que uma pessoa pode experimentar numa fase mais avançada,nos estados moderados ou graves.Pode ser mais fácil e apropriado considerar o processo como continuo,em que a pessoa pode experimentar,ao longo do tempo,algumas das várias alterações .
É importante que se saiba,que mesmo que o idoso tenha um diagnóstico de demência,pode não ser certo considerar,que todas as alterações de comportamento,humos ou cognição,são inevitavelmente causadas por ela. Existem muitas e variadas razões para um idoso ter comportamentos de humos.No entanto, a presença da demência pode tornar difícil ao idoso,explicar ás pessoas que o cercam,o que está sentido ou vivenciando.
Nesses casos deve-se evitar a censura ou a crítica sobre uma situação apresentada, pois ela poderá levar a sentimentos de desprezo e desespero,que não conduzem certamente, á resolução do problema. Um idoso pode preferir o isolamento por não poder ouvir corretamente a conversa, ou pode ficar agressivo,por não estar seguro de quem está em sua casa,devido a problemas com a visão.Ele pode não se comunicar ou alimentar-se,devido ao mau estado de conservação de seus dentes,ou á dor que eles podem estar causando.
Coisas simples como essas,podem causar alterações de humor e comportamento,que não se devem especificamente à demência.
Cuidar de um idoso que está tornando-se progressivamente mais dependente,não é tarefa fácil,Essa evolução se acompanhará de muitas exigências,gerando novas tarefas aos cuidadores.É necessário entender que devem ser assegurados os direitos ao idoso demenciado e a dignidade que ele merece na trajetória do seu envelhecimento .
Fonte: Dr.Paulo Mesquita.
Se desejar comentar, use o blog ou o diHitt.

3 comentários:

  1. William,

    Excelente artigo.

    Mas a maioria das pessoas esquecem que os idosos de hoje já foram jovens, gozando de muita saúde, cuidando da casa, do marido, e de uma porção de filhos...

    Então, podemos chegar a conclusão que uma mãe cuida de 10 filhos com muito amor e carinho, mas 10 filhos não conseguem cuidar de uma mãe, preferindo jogá-la em um asilo.

    Assim acontece com os pais, que trabalharam uma vida para dar instrução, boa limentação, um lar descente para seus filhos, e esses mesmos filhos não conseguem cuidar desse pobre e velho pai.

    A demência, muitas vezes, é um estado de espírito, onde os idosos preferem se isolar para não enxergarem o que acontece à sua volta.

    Muito bom!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Nossa simplismente demais o artigo,so de pensar que vai chegar minha vez,nossa ja fico preocupada,apesar que os sintomas ja sinto alguns rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. É BEM VERDADE TUDO ISSO.Gostei do artigo.
    só pq são velho não quer disser quer estam
    mortos e mereçam ficar no escanteio.
    eles podem nos ensinar muito pois são a voz
    da experiência e da sabedoria.

    ResponderExcluir