domingo, 15 de novembro de 2009

Você entende os jovens de hoje?





A descoberta que o jovem faz hoje é a experiência do adulto de amanhã. Por que o conflito e a repressão?

O dialogo é a forma mais saudável de convívio?

Vamos refletir sobre o assunto:

Fala- se muito do dialogo de gerações. Será que esse realmente existiu alguma vez? Esta é uma pergunta que incomoda, porque em épocas anteriores a repressão e a obediência era valores Tao fortes que impediam as pessoas de terem sua própria individualidade. Mesmo que este encontro tenha existido, qual a qualidade real dele? Falar. afinal, é muito simples. Mas o que? E quem ficava satisfeito: os adultos ou os jovens?



Os pais da antiga família patriarcal, da qual sobram alguns ranças hoje em dia, certamente mantinham uma posição tão autoritária que nem se questionavam sobre o desempenho de seus
papeis. Acreditavam- se certos, porque apenas seguiam o que tinham aprendido. Afinal, educar vem era condicionar da melhor forma possível os filhos para os bons hábitos, as boas maneiras. a obediência, o trabalho, o respeito aos mais velhos. E ponto final.



Agora tudo mudou. E não há ninguém que possa orientar perfeitamente os pais para compreender esta geração que esta ai, com os novos posicionamentos, novas verdades enfrentando-os sem medo. Muitos adultos sentem-se agredidos pelos filhos porque estes não seguem exatamente suas regras sociais e culturais. Será que isto constitui em verdade ataque direto a eles? Ou os jovens apenas vive o seu tempo, contestando simplesmente na medida exata em que deve se insurgir para conquistar-se a si mesmo?


Gostaria da sua opinião. Será mesmo que o jovem de hoje tem razão de questionar os métodos educacionais familiares e escolares?

6 comentários:

  1. Ao meu ver, desde a criação sempre houve dificuldades neste relacionamento e entendimento, claro que tudo em sua época certa e, dificilmente se chegará a uma opinião de consenso.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Cara, na boa, olho por cima dos ombros e me vejo la atrás, e hoje procura olhar de lado e na frente, e realmente os pais de hoje não foram devidamente preparados para esta geração, e a geração futura???? Bem tenho os meus receios.

    ResponderExcluir
  3. Sei lá..acho que dialogo e vc tentar se colocar no lugar do jovem ajuda muito.
    bju

    ResponderExcluir
  4. E ai kra blz, add vc la no diHITT e seguindo vc. Blog bacana espero que visite e siga o meu e vou linka-lo como parceiro espero que me coloque como parceiro aki valew

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo William, os jóvens de hoje são muito mais independentes, ás vezes os pais não respeitam a individualidade de seus filhos, querem que eles sejam o seu espelho e também muitas vezes querem até decidir sobre sua vocação, não deixando espaço para os filhos decidirem o que querem e isso gera muitos conflitos. Devemos compreender nossos filhos e apoiá-los em suas decisões.

    Um braço.

    ResponderExcluir
  6. acredito que sim ,os jovens nos dias atuais para mim são muito carentes de amor ,cuidado,atençãon e os pais não acreditam no seu potencial é um conflito de gerações.

    ResponderExcluir