sábado, 7 de novembro de 2009

Você costuma dizer apenas verdades?


A verdade é a base de todos os relacionamentos. Quantas vezes já ouvimos essa teoria, não é mesmo? Mas na prática nem sempre as pessoas contam tudo. E isso pode acabar sendo a razão do fim de um relacionamento.

Os psiquiatras, psicoterapeutas e sexólogos, explicam que assim que as pessoas se conhecem, algumas delas já começam a mentir, jogando na apresentação pessoal, como se criassem uma outra identidade, só que ilusória. Alguns ainda afirmam:
"Isso normalmente acontece com as pessoas menos preparadas para relacionamentos. As mais preparadas não querem enganar, mostram a verdade mesmo quando querem seduzir. Mostram o melhor delas, mas mesmo assim apresentam defeitos, são mais autênticas e não querem iludir o outro."

Apesar de, aos olhos de alguns, essas "mentirinhas" na hora da sedução parecerem algo sem muita importância, isso pode se tornar algo grave se a relação for para frente. A pessoa pode criar o costume de esconder verdades.

A explicação que, em um relacionamento, comunicar a verdade é essencial, mesmo que seja uma verdade muito difícil de ser contada. "É importante trabalhar sempre como um casal e resolver as coisas entre os dois. Não pode fugir de uma verdade que implica a vida dos dois ou colocar terceiros na história."

Eles dão o exemplo de um homem casado que começa a sentir desejo por uma outra mulher. Para os psiquiatras, o homem deve olhar a situação por um outro ângulo. "Se ele deseja outra mulher é porque está desejando menos a sua. Por isso deve conversar com a esposa sobre a diminuição de desejo e tentar resolver, ver o que está causando isso e nesse caso, que não aconteceu nada com a outra mulher, contar isso já é suficiente. Não precisa envolver terceiros."
Problemas financeiros também são assuntos que causam muita polêmica entre os
casais. Em tempos de crise, alguns pais de família perdem o emprego e muitas vezes ficam sem coragem de contar, já que isso pode implicar em mudanças muito grandes na família, além do sentimento de fracasso. Caso esconda, o problema vai tornando-se cada vez maior. "Se não conseguir contar de uma vez, vá preparando o terreno, diga que acha que pode ser demitido, mesmo que já tenha sido, e depois conte. O importante é que no final toda a verdade seja dita."

Em suma, você já mentiu para a pessoa que ama ou convive com você?

por Joaquim Zailton Motta.

Deixe sua opinião por aqui ou se desejar, use o dihitt.


4 comentários:

  1. Excelente materia. a mentira não leva a nada. Temos que ser autênticos em tudo que dissemos fizemos e principalmente com quem amamos. parabéns por trazer algo importante para que as pessoas realmente se conscientizem disso.

    ResponderExcluir
  2. Mente quem diz que não mentiu! Rsrsrs! A verdade é sempre o melhor caminho, mas a gente não escapa da mentira.
    Existe aquilo que somos e existe aquilo que gostaríamos de ser. Muitas vezes contamos para o outro "verdades" da nossa imagem ideal, mesmo que o ato não tenha sido pensado, que o impulso para ele seja inconsciente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo,

    Seu texto se baseia na pesquisa do meu amigo Zailton, um excelente psiquiátra com especialização em sexólogia. A pesquisa foi publicada no portal Villa Dois pela minha amiga jornalista Larissa Alvarez.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Como não sabia já entrei em contato com o Dr Zailton e darei os créditos para ele.
    abs.

    ResponderExcluir