terça-feira, 3 de novembro de 2009

Saiba o que a nicotina faz com as pessoas.



O hábito de fumar, sabidamente nocivo, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares que pode e deve ser evitado. Dados do Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas demonstraram que mais de 50% dos brasileiros já fizeram uso do cigarro alguma vez em suas vidas.

Seus males estão diretamente relacionados com o aumento da mortalidade na doença arterial coronariana (infarto agudo do miocárdio e angina do peito), além do aumento na incidência de doença vascular periférica, doença aterosclerótica aórtica e acidente vascular cerebral (derrame). Não esquecendo das suas repercussões pulmonares e também contribuindo no aparecimento de determinados tipos de câncer, principalmente o câncer de pulmão.

Entretanto, o abandono desse hábito resulta em redução substancial nas taxas de eventos cardíacos, quando comparados com aqueles que continuam a fumar. Estima-se que haja diminuição em torno de 50% de eventos coronarianos nos primeiros dois anos após cessação do consumo de cigarro e após um período de 5 a 15 anos o risco fica próximo ao daqueles que nunca fumaram.

É unanimidade, todos sabem que fumar faz mal, mas parar de fumar não é fácil. Talvez seja o fator de risco modificável mais difícil de ser abolido, visto que a nicotina pode causar dependência física. Além disso, muitos encontram no cigarro um falso apoio emocional. Mas, pelos seus efeitos nocivos, todo o esforço deve ser feito na tentativa de eliminar esse hábito, tanto em pessoas sadias quanto naqueles que já são cardiopatas. Atualmente existem vários recursos terapêuticos para combater esse vício, indo desde centros especializados de apoio (apoio na parte física e psicológica) até o uso de medidas terapêuticas, como adesivos e chicletes de nicotina para diminuir os sintomas da abstinência e também medicações que atuam em determinados receptores do sistema nervoso central.

O importante é que o tabagista tenha sempre em mente o intuito e a determinação de querer abandonar o vício, mesmo que em uma primeira tentativa não tenha obtido o sucesso. Pois, como já foi dito, não é fácil, mas também não é impossível.

Portanto, ter consciência dos benefícios, ter força de vontade e ser persistente em querer melhorar sua saúde são os determinantes de sucesso a curto, médio e longo prazos. Nesse contexto, o apoio da família torna-se crucial, os familiares devem ter uma conduta de diálogo, estimulando o abandono do vício. Brigas e cobranças não oferecem efeito positivo e podem até mesmo prejudicar.

Mesmo sem perceber a dimensão da decisão de parar de fumar, as pessoas que deixam o vício, estão dando um passo muito importante em sua vida, especialmente no que se refere ao seu futuro. Somente quem deixou o tabagismo tem conhecimento do bem-estar geral que essa atitude proporciona. Que tal o desafio? Trocar um hábito ruim por um bom que faça de sua vida uma história de conquistas e de bons exemplos.
Neste sentido,seu coração aconselha:
Deixe de fumar e comece a caminhar!!


Dicas para parar de fumar
- O passo mais importante é querer parar de fumar.
- Mesmo que você não consiga parar em uma primeira tentativa, mantenha essa idéia sempre viva em sua mente.
- Evite cafezinho, bebidas alcoólicas, frituras e comidas temperadas em um momento inicial.
- Evite ficar próximo de fumantes.
- Consuma bastante água e procure escovar os dentes logo após as refeições.
- Inscreva-se em uma academia que ofereça uma estrutura adequada e um ambiente confortável.
- Pratique atividade física.
- Fique feliz por estar nesta luta e procure se orgulhar de seus méritos.

Se você é fumante ou não, deixe seu recado aqui ou no diHitt. Se é ex-fumante, de seu depoimento como parou? Isso ajudará muitas pessoas sabia?


4 comentários:

  1. Cara, sei lá quantas coisas de bom fiz nesta vida, mas uma delas que fiz comigo e com quem me cerca foi parar com este vicio .... mais de 15 anos ...

    ResponderExcluir
  2. William, parabéns e obrigado por nos trazer um texto tão bom! =)

    Fiz o favor de reproduzir esse texto no Consciência Efervescente: http://conscienciaefervescente.blogspot.com/2009/11/o-que-nicotina-faz-com-as-pessoas.html

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post mesmo, sou ex-fumante a dois anos e hoje vejo os benefícios de não fumar. A minha saúde hoje é bem melhor do que antes quando fumava. Como profissional de saúde tenho uma grande vontade e ainda obrigação de alertar e insentivar o abandono ao fumo.
    Abraços!

    ResponderExcluir