quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quanto tempo dura um cachorro?


Esta é uma pergunta muito comum,feita principalmente por pessoas que iniciam uma criação ou mesmo por aquelas que procuram ter um cão de estimação em suas casas ou apartamentos.
O que posso dizer é que,apesar de todos serem cães,a idade média varia de acordo com a origem da raça,o ambiente em que é criado o animal,cuidados especiais como higiene,alimentação e saúde do melhor amigo do homem.

Há raças longevas,como os volpinos,que chegam a alcaçar entre 18 e 20 anos ou mais.Mas, em geral,a vida média de um cão varia entre 13 e 15 anos. Um fila brasileiro, por exemplo, sendo bem tratado e conservado de forma sadia, pode chegar aos 12 anos de idade. Existe muito folclore a respeito da longevidade de um cão. No entanto, é preciso desmistificar certas crendices a respeito do assunto.


A curva de vida do cão é diferente da do homem. Não podemos relacionar a sua idade com a nossa. Não é verdade que um cão de 1 ano corresponde a uma criança de 7 anos, mas a um jovem de 18 anos. Um cão de 3 anos corresponderia, biologicamente, a um homem de 30 ou 40 anos. Isso porque o animal passa rapidamente da fase de filhote à filhotão, jovem e adulto, e permanece adulto e maduro muitos anos para, logo, envelhecer muito rapidamente.


Também influi na duração da vida de um cão seu passado, o trabalho a que foi submetido, seu estado de saúde, sua alimentação, condições de higiene, etc. As alterações são muitas porque como em toda vida biológica o cão apresenta ao envelhecer alguns sintomas típicos: pelos brancos mais abundantes,focinho mais fino, rugas ao redor das bochechas, surdez, cegueira (catarata típica da velhice), perda de dentes, urina de forma irregular, aparecimento de tumores, etc. Como nós, humanos, o cão também chega a uma determinada idade e morre por insuficiência cardíaca, respiratória ou nervosa.


O cão morre, muitas vezes repentinamente e, em outras, vai declinando gradativamente até literalmente se apagar. Em outra ocasião, poderei abordar vários aspectos relacionadas com esse assunto, tais como higiene, alimentação, saúde, ambiente do canil e tantos outros que envolvem as condições mais favoráveis à longevidade deste que é considerado por muitos, o nosso melhor amigo e companheiro.

Se o assunto lhe interessa, comente no blog ou no diHitt.


5 comentários:

  1. Muito bom o seu comentário a respeito dos cachoros e acredito que a pessoa que vai criar um, deve procurar conhecer todos os cuidados que o animal precisa e dar muito carinho para ele.O mais difícil é conviver por 7 ou mais anos e depois perdê-lo, é como perder um ente da familia.
    Um abraço
    Edegard

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo William, esta matéria sobre cachorros é excelente, quando compramos um animal de estimação, este logo se torna parte da família e como esta tem que ser bem tratado, alimentado e criado com muito carinho e amor. Só acho que a vida deles é muito curta e quando se vão além de sofrermos muito, é como se ficasse faltando alguém dentro de casa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá William,oque seria de nós se não fosse o melhor amigo que o homem têm para nos fazer companhia,alegrar nossas vidas.E ´temos que ter responsabilidade de cuidar deles com muito carinho.levando cada 6 meses so veterinário,dando-lhe alimntação uma ração de boa qualidade.Tenho 2 um basset, e um mastife do Tibet,são meus dois tesouros,a alegria de minha vida.Parabéns pela lembrança de homenagear o mais fiel dos animais,Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. No dia 15/09/2010, meu cachorro morreu, ele tinha 13 anos, ele teve este sintoma, como perda dente,aparecimento de tumores e etc.
    Fiquei muito triste pela morte dele, mais agora eu sei que chegou a hora dele. Depois que eu li esta matéria sobre os cachorros.

    ResponderExcluir
  5. Hoje dia 25/11/2010 as 00:05 hs meu Cão de 17 anos veio a obto.Ele não era um simples cão era meu irmão ,meu filho meu amigo , sei la o que? Uma coisa e certa parece que tiraram parte de mim.O dia amanheceu muito triste , ja não tem mais o mesmo brilho de antes as cores sem vida , tudo sem graça. Saudades eternas de você NININHO.
    Nascimento 20/12/1992 Falecimento 25/11/2010

    ResponderExcluir