quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Promoção antes da hora pode prejudicar sua carreira?

"Toda promoção é marcante, porque sempre envolve muita expectativa, ansiedade e preparo. No entanto, por implicar mais responsabilidade e cobrança, se não acontecer no momento adequado, pode causar danos à carreira do profissional bem como à empresa que agiu de forma equivocada. "

A opinião é do sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, Marcelo Braga. Para ele, uma promoção antes da hora pode fazer com que a empresa tenha de reverter sua decisão, por mais que ela também tenha grande parcela de culpa no erro. Mas quem sai mais prejudicado da história é o funcionário, que coloca em risco o seu emprego, além de deixar marcado no seu histórico profissional um "insucesso", garante Braga. "No currículo, ficará nítido que ele não foi bem-sucedido na promoção, caso fique pouco tempo neste cargo", diz.
Primeira promoção.

O especialista explica que as promoções podem ser classificadas de acordo com o momento vivenciado na carreira. Na primeira, o profissional assume o cargo de gerente ou de líder de equipe.Ele deixa de ser um profissional meramente técnico e executor e passa a ter de lidar com a complexidade de gerir pessoas e processos objetivando resultados. "A habilidade técnica na função que costumava exercer foi o motivo pelo qual o profissional ganhou destaque e recebeu a promoção, mas ela deixa de ser tão importante quando seu trabalho passa a ser estratégico", diz Braga.

É possível que o promovido vivencie conflitos com seus colegas de trabalho, que, até então, o viam como um par. Não é fácil virar chefe dos amigos. "Provavelmente, alguns deles também tinham a expectativa de assumir a posição de líder. Por isso, passam a medi-lo e prová-lo em todas as circunstâncias.

As competências necessárias para essa fase são muito distintas das competências exigidas até então e, na maior parte dos casos, o profissional não teve a oportunidade de testá-las".Não se pode esquecer que, independentemente das barreiras que venham a surgir após a promoção, o recém-promovido será cobrado e, se não der resultados, poderá ter a carreira comprometida.

Segunda promoção.
A segunda promoção ocorre quando o profissional assume uma posição de executivo da empresa. "Em linhas gerais, podemos dizer que a grande diferença entre o gerente e o executivo é que o primeiro é responsável por fazer com que a estratégia de curto prazo seja executada conforme o planejado, ao passo que o segundo é encarregado de liderar esse gerente bem como de preparar a empresa para o futuro. Neste caso, mais uma vez, são esperadas competências que até então não eram exigidas do profissional."
Estou preparado?
Mas como, afinal, saber se está preparado para ser promovido? O especialista recomenda preparo: "Procure ter um excelente background acadêmico, aperfeiçoar o conhecimento de línguas estrangeiras, realizar cursos técnicos de liderança, estratégia, team building, entre outros".

Para ele, o desenvolvimento de competências pessoais, de relacionamento interpessoal, também é fundamental, assim como saber gerenciar orçamentos.Outra dica para descobrir se está pronto para a promoção: "Procure sempre se ver na posição do seu superior imediato. Tente enxergar a empresa com o olhar dele, entender as dificuldades que podem surgir e, enquanto ainda não for promovido, crie situações similares no dia-a-dia para quando o grande dia chegar não surgirem tantas surpresas". "Outra forma é procurando assistir o chefe imediato em projetos especiais. Todo executivo tem projetos na gaveta que gostaria de avaliar melhor, mas faltou tempo para se dedicar. Além disso, substituir o gestor em férias e licenças é um bom exercício."
Carreira é um funil.
A carreira é sempre um funil. Para toda posição, terá muito mais candidatos do que vagas. Dessa maneira, o preparo necessário para que se mereça uma promoção não pode começar apenas quando o profissional estiver na iminência de dar um passo maior. "O preparo deve acompanhar o profissional durante toda a sua carreira. Na vida profissional, não cabe o estudar de véspera, como muitas vezes acontece na vida acadêmica. O profissional constrói sua imagem, seus conhecimentos e também reforça competências pessoais a cada dia, a cada projeto", garante Braga.Infelizmente, no entanto, nada garante o sucesso após a promoção.

"Sempre existirá um ar de incerteza, mas caberá ao profissional promovido saber ler o ambiente com rapidez e conseguir se posicionar adequadamente o quanto antes."
Por Karin Sato

Você concorda com esta opinião? Comente, opine sobre o assunto.

4 comentários:

  1. William

    Um tema importante e um texto que fornece experientes orientações sobre parte da vida profissional. Muitos equivocos podem ser evitados de posse destas informações e posteriores reflexões.

    Saber o tempo mais adequado para que as coisas aconteçam é um conhecimento que devemos desenvolver. E a questão da promoção e consequente aquisição de novas responsabilidades é um ponto importante para o sucesso profissional.

    Não posso deixar de elogiar a sua visão prospectiva demonstrada com a elaboração deste post. Parabéns.

    Um abraço.

    Nelson (ProfessorNelsonMS)

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem seu momento certo, quando acontece precipitadamente, o resultado nunca será satisfatório.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Realmente tudo tem sua hora, mas acho que todos nos não negaríamos uma promoção, pois é algo muito almejado e talvez negar uma promoção seja pior do que aceitala.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. William!
    Creio que, quando a promoção chega, nunca é antes da hora! Se alguém na empresa olhou para você e viu potencial é porque esse potencial está aí, pronto para ser usado!
    O que as pessoas não podem é deixar que o medo lhes contamine, paralise.
    Bjs!

    ResponderExcluir