sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Passe mais tempo com a família e descubra mais sobre você

O convívio reforça a intimidade e revela quais são os seus verdadeiros valores

Faz quanto tempo que você não pratica alguma atividade junto à sua família? São tantos os compromissos do dia-a-dia, que acabamos deixando as pessoas mais amadas distantes, comprometendo uma relação que tem tudo para garantir nossa estabilidade .
emocional
A
família ensina os valores que nos guiarão durante a vida, norteando nossa postura na sociedade. Quanto mais estruturados e solidificados estiverem esses conceitos, melhor vamos saber interagir e expandir nossas relações , afirma o terapeuta corporal e naturopata ,Vicente Godinho. Com o contato familiar conseguimos nos adaptar e lidar com as intempéries da vida .

A falta tempo, os problemas com o trabalho, o novo namoro, as amigas que precisam de ajuda... Na rotina, sobram obstáculos que dificultam esse convívio familiar mais íntimo. Mas tudo isso precisa ser pesado e analisado com bastante cuidado. Claro que todo nosso ciclo social é importante, mas a família jamais pode ficar em segundo plano. É dela que vem o sustento da nossa alma, os verdadeiros sentidos da vida Nesse ambiente, aprendemos o valor da troca, da comunhão, do carinho, do companheirismo, do amor, enfim, valores importantes para o nosso dia-a-dia. Ela nos dá uma identidade e uma base que é fundamental à nossa auto-estima .

E o comportamento não vale apenas para crianças ou adolescentes, normalmente fascinadas com as possibilidades fora de casa. Na vida adulta, essa relação traz o apoio e o reforço necessário para a nova família que está sendo formada, servindo como referência.

Quanto melhor for à relação familiar, maiores serão as chances da criança se transformar em um adulto equilibrado e que viva em harmonia consigo mesmo , afirma Vicente Godinho. E já que a importância de passar alguns minutinhos a mais do lado da família é tão grande, o MinhaVida junto ao terapeuta, separou as três principais atividades, que vão fortalecer e solidificar ainda mais essa relação.

Todos para a cozinha
Quer coisa mais gostosa e divertida do que toda a família reunida preparando um belo e saboroso prato? E, para isso, pouco importa que todos dominem a arte da culinária. O que vale é garantir a diversão e não se preocupar com a bagunça que, certamente, irá acontecer.

Quando a família realiza uma atividade unida e espera um resultado que irá beneficiar a todos, a diversão é certa , diz o terapeuta. Aliás, caso alguma coisa dê errado, você tem uma ótima deixa para tentar de novo e repetir a farra.

Aventuras na natureza
Embora muita gente não se lembre, somos parte da natureza e a comunhão com ela é fundamental ao nosso bem-estar. E não pense que as aventuras na natureza são voltadas apenas para aquele público mais novo, existem diversas opção de trilhas que podem ser realizadas tanto por crianças quanto por pessoas de mais idade (e tudo isso dentro da sua cidade, mesmo). Outras opções são conhecer uma cachoeira, pisar na terra e até mesmo tomar um gostoso banho natural, enfim todas as atividades que garantam bastante liberdade.

Experimente fazer uma trilha leve, visitar cachoeiras, pisar de pé no chão, tomar banho de chuva, enfim tudo que for ao ar livre e longe dos modismos da cidade.

Aulas de Massagem
Tocar é um gesto muito natural que trazemos conosco, é algo que aproxima e é capaz de dizer coisas que as palavras não conseguem explica Vicente Godinho. E, se a principal intenção é estreitar os laços familiares, essa é uma ótima opção. Uma dica do terapeuta é que as mamães desde cedo façam massagem nos seus filhotes, isso os ajudará num desenvolvimento saudável, bem como numa saúde emocional bastante sólida.

fonte: http://professor-william.blogspot.com

Comente aqui ou no dihitt.






9 comentários:

  1. William....adorei seu post
    Sabe, eu vivia com meu marido e meu filho em SP e acho que, devido ao trânsito, à correria e ao stress, não tínhamos muito o hábito de estarmos juntos...
    Um belo dia nos enchemos daquela vida e nos mudamos pra Curitiba e como só nós 3 estamos aqui (a família toda mora ainda em SP), começamos a dar muito valor aos momentos que passamos juntos e hoje posso te dizer com certeza: fazer quase tudo a 3 é bom demais....colocamos isso em prática e nossa convivência diária é maravilhosa....
    Que bela matéria meu amigo.....espero que todos a leiam com muito carinho e repensem atitudes

    ResponderExcluir
  2. Amigo, eu preciso participar ativamente do dia-a-dia em familia com as minhas pequenas.
    Seja ensinando a elas como se faz pão (imagine aí a farinha espalhada pela cozinha toda e sem contar a minha cara branca de farinha e elas dando risadas)
    elas me fazendo de cavalinho.
    E quando andamos de bike é divertido. eu adaptei minha bike com um banquinho atras pra uma e outro banquinho atras pra outra. com cinto de segurança e tudo mais.
    ahahah
    legal o artigo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, William!

    Muito interessante esse seu maravilhoso post. A família é, na verdade, o nosso sustentáculo que nos fortalessem nos deixa forte e preparado para vencer todos os nossos desafios aos quais estamos sujeitos.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Só percebemos a importância da família quando, por algum motivo, olhamos e não vemos todos.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. William,

    Excelente matéria.

    Acredito que todos esses fatores são de importância ímpar para a união de uma família.

    Aqui em casa sempre agimos dessa forma, e desde pequena já era assim, e somos uma família unida até hoje.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  6. Esse lance de família é legal, mas pra mim é só coisa de filme. Minha família é aquele tipo "cada um por si". Uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Embora a principio ficar com a família possa não parecer tão bom, na verdade é muito gostoso, nos sentimos confortados naquilo que realmente somos.

    Grande Abraço;

    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  8. é deste convívio que a gente aprende viver e tem saudade depois que cresce!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá William! Em relação as dicas de atividades para realizar com a família, posso afirmar que ir para cozinha todos juntos é uma festa! São momentos que ficam gravados na memória e sempre resultam em ótimas histórias e muitos risos. Realmente atividades assim reforçam os laços de amor em família e nos dão uma sensação de paz.
    Abraços

    ResponderExcluir