segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os Três Venenos da Mente



Segundo o Abdharma (psicologia baseada nos em ensinamentos budistas) existem três elementos que envenenam a mente humana.
O primeiro deles é a arrogância. A arrogância é percebida no tom da voz, na boçalidade do espírito arrogante e intragável aos ouvidos e olhos, apresentando-se como uma casca exterior alguma coisa do tipo, “eu sou”. O arrogante acha que sabe, que entende, que já viu e vivenciou tudo na vida, menos o parar, o ouvir para entender e aprender coisas sobre a humildade. A arrogância é a mais pura forma de insegurança ou até mesmo uma infantilidade densa, que não que saber o que o outro pensa.

O segundo veneno da mente é o ódio. O ódio é poderoso, mas perigoso. Quando sentimos ódio, somos tomados por uma poderosa força transformadora, porém, veja bem, é apenas uma força, pois a cegueira ocasionada pelo ódio nos transforma em rinocerontes que enxergam apenas em linha reta e que em suas investidas derrubam tudo o que estiver frente sem o menor senso discriminativo. Por ódio avançamos, reagimos, mas é preciso tomar cuidado para não atropelar os demais que nada tem a ver como o assunto central. Quando se sente raiva, o melhor que tem a fazer é sair do olho do furacão, sair de cena, mesmo para que se possa esfriar a cabeça para enxergar melhor a situação.

O terceiro veneno da mente é a ignorância. Ás vezes,temos o hábito de achar que o ignorante é aquele que não tem cultura eu estudo,mas, acreditem, já encontrei muitos doutores ignorantes, realmente doutorados em ignorância. O ignorante não é aquele que não sabe ler, mas aquele que acha que já leu tudo e que tudo sabe e que sua opinião é a que vale. Não pergunta, não admite ser interrompido por perguntas, pois sua soberba está bem além das nuvens. Não admite nada que não seja do seu conhecimento,e pior, normalmente se desestabiliza frente ao novo sob protesto de não fazer parte de sua formação por isso é excluído dos seus interesses pessoais ou intelectuais.
Esses são os três venenos da mente humana que prejudicam o contexto da grande teia pelo fato de não estarmos sós e de dependermos uns dos outros nos mais variados aspectos e necessidades.
Os grandes antídotos são: a humildade, que abre todas as portas e faz com que todos te queiram bem, a paz interna ou tranqüilidade, que promove a aproximação de todos os seres até você, pois sempre estarás receptivo e todos sentirão a sua paz e em paz perto de você, e a sabedoria, que faz com que nos interessemos por tudo, por todas as coisas e pessoas, pois somos todos semelhantes.
Comente aqui ou use o diHitt. Participe, opine.

5 comentários:

  1. Sem dúvidas o pior e mais letal dos venenos é a ignorância, pois dela deriva inúmeros outros males da alma e constantemente resulta em ódio e arrogância.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. William,

    A arrogância, o ódio e a ingnorância são venenos perigosos não somente para a mente, mas também para a alma, bem como a mágoa e a ostentação, dentro outros...

    Belo artigo.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Olá William,

    Ótimo texto!
    Concordo contigo em todos os três tipos, e o pior é que qualquer um dos três, numa quantidade mínima que for, pode envenenar uma pessoa por completo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá William,
    Muito boa a postagem, realmente é difícil conviver com pessoas arrogantes, ignorantes ou que tem ódio no coração. Os antídotos infelizmente costumam ser pouco utilizados, visto que estes males costumam cegar as pessoas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá William, sou ferrenha observadora do ser humano, e posso com toda convicção dizer que todas as pessoas, umas mais outras menos, cultivam em seu coração senão todos, mas pelo menos um desses venenos.
    É nato no ser humano em determinada situação, aflorar tais sentimentos. O importante mesmo, é termos auto controle para deixar adormecidos e se possível exclui-los da possibilidade de sentí-los.
    Tentemos cultivar somente os bons sentimentos, para dar levesa a nosso coração e nossa alma.
    Abraço envolto em carinho e muita paz.

    ResponderExcluir