segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Já imaginou o trânsito sem motoristas?



A esquizofrenia no trânsito das grandes cidades e a estúpida ideia de fabricar mais e mais carros para sustentar nossa economia não deixa saída: violência e acidentes crescerão proporcionalmente, assim como o estresse geral. Do mesmo jeito vai haver mais poluição sonora, do ar e outras consequências, como o aumento das despesas com saúde pública e um enlouquecimento do clima do planeta. Não fosse a falta de inteligência no emprego de recursos do Estado e falta de vontade, já teríamos solucionado o problema. A tecnologia está aí e pode ser usada para isso. Através de uma convergência de incríveis recursos tecnológicos que já existem, podemos pelo menos sonhar com o fim da loucura do trânsito. Imagine veículos automotores que jamais colidiriam. Seria o fim do estresse nas ruas. Aqui e ali várias dessas tecnologias já estão sendo usadas e poucos percebem.

Os automóveis têm sensores que advertem o motorista sobre a distância entre os para-choques e os obstáculos. Também existem os GPS, que localizam destinos e encontram os caminhos mais curtos. Pois bem, a junção dessas tecnologias com mais meia dúzia de outras pode muito bem compor um sistema integrado de trânsito, gerido por um ou mais computadores que decidiriam, sem interferência humana, todos os movimentos do veículo. O investimento seria absurdamente alto e ainda precisaríamos adaptar todos os automóveis. Mas parece ser uma solução bem razoável, que já está em estudos em vários lugares, inclusive nos laboratórios da Audi, em Los Angeles, EUA.

A propósito, São Paulo deverá ser uma das primeiras cidades do Brasil a cumprir a resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) Nº 212/06, que dispõe sobre a implantação do SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos) em todo o território nacional. O SINIAV é um sistema composto por placas eletrônicas instaladas nos veículos, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados. A partir desse Sistema, ficará mais fácil fiscalizar e identificar os veículos que circulam. O objetivo é dar mais segurança dos cidadãos, aperfeiçoar a gestão do tráfego e a fiscalização de veículos. No caso de São Paulo, espera-se reduzir a inadimplência no pagamento de IPVA, licenciamento e multas. No futuro será possível autuar condutores por excesso de velocidade a partir dos dados fornecidos. É o começo de tudo.

O futuro do trânsito motorizado é entrar em um veículo e ser conduzido pela máquina ao invés de ser conduzido. Nenhum problema com motoristas que dormem ao volante ou que dirigem bêbados. Bastará embarcar e relaxar. Os apressadinhos, que ironia, terão que ir de bicicleta.

5 comentários:

  1. O trânsito é um grande foco de estresse, principalmente em cidades como São Paulo. Se os motoristas fossem um pouquinho mais civilizados, já ajudaria muito! Será que é esforço demais?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. William,

    O trânsito de São Paulo está intransitável, literalmente falando.

    O melhor mesmo é buscar outros meios de transportes, mas como isso também não ajuda muito, prefiro mesmo é ficar em casa...

    Compro tudo pela Internet, vou ao Banco pela Internet... Só para levar minhas filhinhas branquinhas e de cabelos longos e bem branquinhos ao pet shop que eu uso o carro... Afinal, não posso confiar minhas meninas nas mãos de ninguém não é? rsss

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. oi sou parceiro do blog aqui, mais troquei meu banner e gostaria q atualizasse ele aki. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo William, o trânsito de São Paulo é um stres total, gragas a DEUS moro em uma cidade que só existe engarrafamento em certas horas e não é como Sampa. Acho que este sistema SINIAV não vai ser bem aceito pelos brasileiros.

    Um abraço.

    ResponderExcluir