quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A filosofia da reencarnação - Você acredita?




Uma corrente religiosa que ganha cada vez mais adeptos no Brasil - cuja filosofia é baseada na ideia de que a vida continua após a morte - o espiritismo se destaca também pelo carater humanitario de suas atvidades,atendendo gratuitamente a população carente em diversos aspectos.

Os espiritas e interessados em geral puderam assistir mo mês passado,em nossa cidade,uma palestra de um dos nomes mais famosos e respeitados da doutrina,Divaldo Pereira Franco. Para uma plateia que praticamente lotou o Centro de eventos Igaí.


(E eu,curioso, estava lá, metendo meu bico para assistir e apontar alguma coisa) . Divaldo falou sobre a origem da filosofia - definida também como ciência por ele - os principais conceitos,como a reencarnação e a mediunidade,além de questões como a fraternidade e a perfeição.

A vida nunca se extingue
Conforme relatou Divaldo Franco, O Espiritismo suergiu através de um livro do francês Allan Kardec, lançando em Paris em 1857, ''O Livro dos Espíritos''. Kardec criou o termo para disignar uma ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, além das relações entre os mundos espiritual e corporal. A ideia básica desta filisofia é a da reencarnação , segundo a qual a morte não representa o fim da vida, mas sim ter um caráter de eternidade e uma vez gerada não se apaga. Ela evolui dos estágios mais simples aos mais complexos, até chegar a perfeição."A imortalidade ´da sentido a vida. Vale a pena lutar, pois se pode encontrar a paz, a realização", observou. No que diz respeito ao caráter moral da doutrina, Divaldo assinalou que toda ação termina numa reação equivalente, ou seja, quando se faz uma coisa boa, as consequências são favoráveis.
"Quando faço mal à alguém, faço mal a mim mesmo. O perdão é uma necessidade, como uma pedra que vai para cima e depois retorna".Comparou.
Em relação as diferenças entre as pessoas na vida, uns bem sucedidos através de ações más e vice-versa, o espírita afirmou que, segundo a doutrina da vida única, aqueles que hoje são degenerados, deformados, são indivíduos que utilizaram de modo perverso o seu organismo. Já a punição por sua vez, não é eterna, uma vez que a pessoa não teve culpa, mas sim está na razão direta do crime.
"Não é um castigo, mas uma reeducação", diz. A mediunidade , a comunicação com os espíritos, que vivem em outra dimensão, é outra referência importante na doutrina. Divaldo,fora da caridade não há salvaçao."a caridade maior e libertar alguem da ignorância. Nunca houve tanto amor no mundo como hoje". Complementou.
Divaldo Pereira Franco nasceu em Feira de Santana,na Bahia, no ano de 1927. Já aos 20 anos ele começou a fazer palestras e em 1952 fundou a Mansão do Caminho, em Salvador, onde passou a acolher órfãos. Como médium, Divaldo destaca-se na psicografia, cujos textos são ditados pelos espíritos.
E você? acredita em reencarnação??? opine aqui ou no diHitt.

13 comentários:

  1. Não acredito em suas ideologias, mas admiro muito o trabalho humanitário que os espíritas fazem e a maneira como praticam sua religião sem atacar nenhuma outra.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não.Quanto a mais esplicações me reservo, pois é um assunto polêmico e que ... Penso ser melhor.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Olá caro Amigo Willian!

    Não acredito nem em reencarnação, nem em espirito, acho que sou cético demais..srrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá,meu lindo amigo,eu acho que não existe pessoa mais indicada,para este comentário como eu.Sempre fui muito católica praticante,mas você deve saber o que se passava comigo desde de idade muito tenra.Existe sim ,com a maior certeza.Como pode uma criança de 6 anos sonhar com sua vida passada.Eu não entendia nada sobre o mundo espiritual.Mas depois que eu li o livro,que relata exatamente o meu sonho,e depois as explicações de Chico Xavier, hoje eu digo sem medo de errar existe sim vida do lado de lá. E hoje eu me sinto feliz pois acho que depois deste tempo todo graças a Jesus eu evolui,muito porque ,Dafné era uma mulher má fria e calculista,se fosse nos dias de hoje eu mataria meus pais de vergonha.Excelente post,Fica com Jesus meu lindo e querido amigo,abraços em toda sua familia.
    Letinha1

    ResponderExcluir
  5. William,

    Eu posso afirmar com todas as forças que exitem dentro de mim, que a reencarnação existe sim, e que podemos nos comunicar com os espíritos, pois um espírito é imortal.

    Quando morremos, apenas deixamos as veste do corpo físico, e retornarmos ao nosso Lar Espiritual.

    Eu já recebi 17 mensagens psicografadas da minha filha Tatiana, e eu não sei se você teve a oportunidade de ver o vídeo da última mensagem da minha Tatinha, onde ela escreve em inglês. Essa mensagem foi espetacular, pois nós sabíamos o quanto ela adorava e falava com perfição essa língua, mas o médium Celso, de Uberaba, que psicografou a mesnagem, nem o curso primário completo ele tem, ou seja, mal sabe falar o português direito, quanto mais o inglês. E ele já psicografou em japonês, alemão, espanhol, italiano, e a mesagem em japonês foi da irmã da minha dentista, e eu estava presente na reunião no dia em que ela recebeu.

    O Divaldo é um exímio palestrante, e tem uma grande mediunidade.

    Como sempre dizia nosso querido e saudoso Chico Xavier: perdoar 70 vezes 7 vezes, e é isso que devemos fazer todos os dias de nossas vidas.

    O espiritismo só prega a caridade, a humildade, o perdão, e dá conforto a muitas mãezinhas, que assim como eu, devolveram seus filhos, prematuramente ao Plano Espiritual.

    Sou Espírita sim! E me orgulho em dizer isso, pois eu já era espírita antes da minha filhota partir, e ela também era. Eu não "virei" espírita depois do desencarne da minha filha.

    A Doutrina Espírita, de Alan Kardec, tem suas bases na filosofia, ciência e religião, portanto, foi muito bem estudada, e ela não tenta angariar fundos para nada, não se paga dízimos, não se pede nada a ninguém, pelo contrário, sempre doamos aos mais necessitados e dividimos o que temos, uns mais, outros menos, mas todos colaboram pra ajudar o seu semelhante.

    Adorei seu texto.

    Parabéns.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  6. Você,Rosana disse tudo, que poderia ser dito.com muita clareza de idéias,com todas as convecções para se expressar o ideal das certezas.Obrigado !E a vc William,parabéns.
    letinha1

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo não caia nessa leia o que diz a palavra de Deus.
    (Hebreus 9:27) - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

    ResponderExcluir
  8. Não, conversa para vendilhão dormir! Agora, muitos serão enganados até a Volta de Cristo. Estou com meu colega blogueiro Reinaldo.

    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

    ResponderExcluir
  9. Bom, A piscografia está aí para provar a existência da reencarnação aos mais céticos.
    Assim como prova nossa amiga Rosana.
    Já teve até caso de um jovem que atirou no próprio amigo tirando sua vida, e depois foi absolvido do um crime por meio de uma psicografia através do médium Xico Xavier, do próprio espírito do amigo que ele matou, dizendo que o tiro foi acidental atravéz da mensagem psicografada, os peritos analisaram e constataram a verdade que condizia com a mensagem.

    Podem todos dizer que não acreditam, mas quando um filho ou parente muito íntimo que já se foi, nos deixa uma mensagem atravéz de uma psicografia, dando relatos de coisas que ninguém saberia, isso convence qualquer cético.

    Resumindo, eu acredito e posso provar atravéz de uma linha de raciocínio muito lógico.

    ResponderExcluir
  10. Quantas polêmicas,e desencontros de idéias,nós somos a imagem ,e semelhança de Deus e tenho por mim acreditar que somos lápidados dos nossos erros atravéz da reencarnação,sim por isso não postei nas minhas noticias os sonhos de minha vida, muitas questões pois como eu disse a Maria Souza, que esse caso traria muita pôlemica,como trouxe o seu post.Mas eu digo aos mais cèpticos,que há mais mistérios entre o céu e terra do que sonha nossa vâ filosofia,Cada um cultua aquilo que acredita sem menosprezar a crença alheia,eu respeito todas as crenças e religiões, porque elas pregam um único Deus o todo poderoso,criador de tudo que o universo hábita,e nós somos sua maior e melhor criação,pois temos a sua imagem.E sendo Deus um pai amantissimo ele não pune seus filhos,tanto que para nos salvar dos nossos pecados ele imolou seu filho único e nós deu de presente a vida eterna.Vamos ver meu lindo amigo até onde vai chegar as crenças e as descrenças.Fique com Jesus.
    letinha1

    ResponderExcluir
  11. Continuando...

    Certa vez, Chico Xavier me fez uma pergunta,
    Marlete,aqui na terra quando uma pessoa comete um crime como ele é punido?
    Então eu disse pela lei dos homens através de um julgamento, se condenado,prisão .
    Ele disse muito certo, e quando o espirito é punidos dos seus pecados? fiquei sem saber o que responder.Foi quando ele disse a prisão do espirito é a materia.Ali encarcerado,o espirito cumpre sua prisão e resgata os seus erros pois o verdadeiro lar do espirito é o campo espiritual.Chico Xavier foi o ser humano mais santo que conheci,e sei que ele estava com a verdade.
    letinha1

    ResponderExcluir
  12. Oi, William...

    Adorei o seu post. E como espírita convicta que sou, acredito em reencarnação sim.

    Fico chateada com a falta de respeito das pessoas que não são espíritas e ficam jogando pedras sem conhecer (COM A MENTE REALMENTE ABERTA PARA ISSO) a doutrina espírita, que só visa o bem comum, o aprimoramento do ser e nada além disso.

    Religião em si não quer dizer nada se não houver uma mudança positiva na pessoa. Quantos evangélicos fervorosos, que ficam com suas Bíblias debaixo do braço e pregando para todos que enxergam pela frente, são na verdade grandes picaretas? Da mesma forma, quantas pessoas que se dizem espíritas exemplares não conseguem dar nem o próprio exemplo? E os católicos que não faltam a uma missa sequer, mas estão com os corações cheios de ódio e rancor?

    Como vemos, religião não é nada se não houver uma mudança íntima que ajude a pessoa a se tornar melhor a cada dia. O espiritismo me ajuda muito nisso e sinto-me feliz assim. Cada um na sua; não precisa desrespeitar ninguém por causa de uma religião.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. não sou espírita mas não é uma questão de acreditar na reencarnação...
    somos espiritos imortais vivendo na terra para aprendizagem.
    é facto.

    abçs

    ResponderExcluir