domingo, 15 de novembro de 2009

Era uma vez um país encantado...



Era uma vez... um pais encantado, onde as crianças, eram felizes e livres para voarem como pássaros, pelas árvores e jardins floridos, e repletos de natureza. Todas as crianças tinham as mesmas oportunidades, independente de qualquer condição social.
Todas tinham casas com portas e janelas, todas tinham pais amorosos e comida quente na mesa; o seu crescimento era saudável. Havia escolas para todos, com caderno e muitos lápis coloridos e muitos livros, e os professores eram como fadas que encantavam seus alunos com as mais belas histórias...

Claro que estamos brincando de faz de conta... mas é esse o País que sonhamos para os nossos filhos e netos, onde a criança cresça saudável e respeitada, amparada por uma família, e por um lar, e possa se desenvolver, numa escola com segurança e tranquilidade.

Uma Escola de Verdade, representa para criança um mágico ambiente, onde ao seu redor tudo é um convite as suas grandes descobertas. Aprendendo adaptando- se e aceitando o direito dos outros e se adaptando como um ser sociável, brincando e partilhando de momentos de muita alegria.
Nos lindos versos da canção Aquarela de Toquinho, podemos sentir o quanto é inquieta e maravilhosa a imaginação do universo infantil, que diz’’... Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se chover com dois riscos tenho um guarda-chuva. Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel. Num instante imagino uma linda gaivota a voar no Céu...”
Eu gostaria de ser criança novamente para brincar com a minha criança neste novo mundo, que teremos no futuro, pois acredito nessa geração que vem aí, cheia de identidade, sabendo muito bem o que querem da vida. Esta criança de hoje será sem dúvida o adulto do amanhã, que pode mudar os rumos da nossa história , portanto investir no seu crescimento é plantar o alicerce do futuro.
E como se fosse um conto de fadas diríamos e a todas as crianças do Brasil...
E FORAM FELIZES PARA SEMPRE...

“O Grande Homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância”.

Isso é uma utopia ou ainda pode ser relidade? Opine, participe!!!

7 comentários:

  1. e só depende da população exigir e saber votar...
    abs

    ResponderExcluir
  2. Que texto bacana!
    somos nos os responsáveis por estas lindas
    crianças, que serão os futuros donos do mundo.
    cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte.Cuidado bem, com boa educação.

    ResponderExcluir
  3. William,

    Apesar da utopia desse lindo texto, podemos fazer alguma coisa para melhorarmos esse mundo, principalmente o mundo eterno das crianças.

    E quando eu falo em crianças, me refiro a todas as crianças sem distinção de idade, pois se não conservamos acriança que vive dentro de cada um de nós, é melhor esuqecermos de viver.

    Adorei o texto.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  4. Na Aquarela do Vinicius e Toquinho "o futuro é uma astronave que tentamos pilotar". Espero que essa juventude que hoje anda desgovernada, por culpa dos mais velhos, evidentemente, possa vir a ser uma geração mais inquieta e menos destrutiva. Promissora essa geração é.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. é promissora, mas vai mal encaminhada.
    precisamos de dar mais às crianças.
    não, não é dar tv no quarto, laptop, gameboy, nintendo....

    é dar jogos de bola na rua, banhos na cachoeira, piqueniques familiares, festas de aniversário e de desaniversário, dar um animalzinho para cuidarem, ensinar-lhes pacientemente a serem bons, e dar...
    ...muito amor.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que essa nova geração de pequenos notáveis que vem chegando, está vindo com uma nova mentalidade sobre o cuidado com a preservação da vida, por isso são tão espertos e acelerados, eles querem saber tudo. Parece ser um bom sinal. Vamos acreditar que é possível uma sociedade mais justa, onde os direitos sejam respeitados.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo William, belo texto. as crianças do mundo estão precisando de encantamento, um mundo como você descreveu; não dessa violência que vemos por aí, da falta de respeito para com elas. É preciso mudar o comportamento dos adultos para com aqueles que serão o futuro da humanidade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir