sábado, 14 de novembro de 2009

EDUCACANDO UM FILHO PELO EXEMPLO



Educação é assunto muito complexo. Educar um filho é um desafio, principalmente nos tempos de hoje. Mas é, também, participação na obra criadora de Deus.

Quem procria tem o dever de educar. Se educar é arte, é desafio, a experiência nos diz que não existe melhor pedagogia a ser usada pelos pais do que a do bom exemplo. É costume dizer que educamos melhor pelos exemplos do que pelos conselhos que damos.

Os bons exemplos não custam nada. Eles estão por aí. Como também os maus exemplos. Já ouvi alguém dizer: "O exemplo não é a melhor forma de educar, é a única forma de educar".

Vendo os pais se amando, o filho aprende o que é amor. Se o filho vê os pais partilhando, ele aprende a partilhar. O filho que vê os pais perdoando, aprende a perdoar. Saberá perdoar, certamente. Vendo os pais sendo justos, o filho poderá aprender o que é justiça.


O filho cresce. E à medida que vai crescendo, vai conhecendo o mundo que o circunda. Qual é o ideal de vida que nós queremos ao filho? Colocá-lo na escola? Ajudar a concluir um curso profissional? Tudo isso é bom, mas não é o suficiente. Somos capazes de ajudar o filho a desenvolver o senso crítico, por exemplo? Os meios de comunicação social, nos dias modernos, estão avançados. O filho está sabendo fazer uso adequado desses meios? E a sociedade, permissiva e relativista, é a sociedade que queremos para nosso filho?


Para essa sociedade tudo parece ser permitido, tudo parece se relativo. As nossas instituições, até as mais recatadas, parecem que estão falhando. A mídia nos mostra todos os dias: pessoas que respondem por instituições sérias, maculam sua vida que foi construída ao longo dos anos. Denigrem os poderes constituídos pelo povo e denigrem até a Igreja. Cabe à família a grande responsabilidade de educação. Ela não pode falhar, não vai falhar.


Antigamente, não sabíamos o que estava acontecendo fora dos nossos olhos. Ficávamos sabendo muitos dias depois. Hoje, não. Os fatos acontecem ou estão acontecendo e, no mesmo tempo, no mesmo instante, ficamos sabendo. A notícia veiculada no outro dia já está velha. Desenvolver o senso crítico da família, saber distinguir as coisas, as tendências, saber filtrar as notícias, os comportamentos humanos, é muito importante nos dias de hoje. Só para exemplificar: os jogadores de futebol como Ronaldo, o Fenômeno,voltou. A mídia, ou seja quem for, preparou bem sua volta. Diz ele, "ser brameiro é o máximo".E tantos outros ídolos do futebol e da música, como Zeca Pagodinho,etc...


Traduzindo: beber cerveja, a vontade, é o máximo. É o "ídolo" tentando influenciar o comportamento das crianças, dos adolescentes e até dos adultos. Altas autoridades declaram, abertamente, que esposa e filhos, etc.

Podem usar dinheiro público para viajar de avião por aí. E a esposa e o filho do homem comum? Como fica? São essas e tantas outras coisas que devem ser focalizadas no seio da família, para que não se repitam esses exemplos maus.

fonte: Trocando Ideias com prof.william. em http://professor-william.blogspot.com

O que você achou deste texto? Opine, participe.

Um comentário:

  1. Olá amigo William, este post é maravilhoso, educar um filho hoje em dia realmente é muito difícil, pois a nossa sociedade só dá maus exemplos, como você escreveu nós temos que dar aos nossos filhos o exmplo de dentro da nossa casa, sempre ensinando e mostrando o que é certo e errado.

    Um abraço da sua amiga Claudine

    ResponderExcluir