quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Comerciais de cerveja estimulam consumo de álcool por menores





Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) encontrou uma associação positiva entre exposição e apreciação de propagandas de bebidas alcoólicas por adolescentes menores de idade, além de altas taxas de consumo de álcool. A pesquisa, publicada em uma das edições da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, avaliou a opinião de 133 estudantes, entre 14 e 17 anos, de três escolas estaduais da cidade de São Bernardo do Campo (SP), e concluiu: 82,7% desses jovens já experimentaram bebidas alcoólicas e, destes, 44,4% afirmaram consumir com alguma freqüência, sendo 30,1% uma vez ao mês e 14,3% aos finais de semana.


"É importante avaliar os resultados encontrados aqui levando em conta o fato de que o consumo de bebidas alcoólicas ainda é tratado no Brasil com poucas e frágeis regulamentações", comentam os pesquisadores. "Não há, na prática e em níveis nacionais, restrições ao acesso, preços razoáveis e nem prevenção ampla no Brasil. Além disso, o mercado de bebidas alcoólicas no país ainda é considerado imaturo, ou seja, ainda há espaço potencial para crescimento dos níveis globais de consumo".


Para a análise, foram selecionadas 32 propagandas televisivas que englobavam uma variedade de 14 marcas de (11 de cerveja e 3 de bebidas ice). Cada comercial foi exibido para os estudantes duas vezes em sessões que tinham em média 50 minutos de duração. Os resultados apontaram que 79% dos adolescentes já haviam assistido previamente pelo menos uma das 32 propagandas exibidas e 2/3 deles viram ao menos uma das cinco primeiras colocadas mais de dez vezes.
"Entre os cinco comerciais mais apreciados, o conhecimento prévio da propaganda estava geralmente associado com a nota atribuída; e a nota aumentou na medida em que aumentou o número de vezes que a propaganda foi vista", afirmam os estudiosos. Além disso, eles destacam que quanto mais os adolescentes gostaram da propaganda maior o consumo de bebidas alcoólicas destes e vice-versa. "Apesar de a análise não permitir inferir a relação de causalidade, isto é, se o consumo é maior devido ao fato de gostarem mais das propagandas de álcool ou ao contrário, a associação entre gostar da propaganda e consumo de álcool ficou evidente", explicam os pesquisadores.



De acordo com os estudiosos, a alta exposição verificada questiona as regras de autorregulamentação publicitária e a eficácia do controle ético das propagandas de álcool, já que o público adolescente, que deveria estar protegido, está exposto de modo significativo a uma grande quantidade de mensagens notadamente atraentes para a faixa etária. "Esses achados podem servir de fundamento para a criação de políticas públicas, no sentido de restringir e regulamentar a veiculação e o conteúdo das propagandas de bebidas alcoólicas", esclarecem. "O argumento das indústrias de bebidas e dos setores da publicidade e propaganda de que os anúncios não se direcionam ao público adolescente menor de idade, porque visam única e exclusivamente à fidelidade da marca, não se sustenta, diante dos dados apresentados".

O que você acha disso? comente, participe. Use o blog ou o diHitt

4 comentários:

  1. Olá amigo William, o consume de bebidas alcoólicas pelos adolescentes é impressionante, as propagandas são um dos fatores para este acontecimento que só dizem: se beber não dirija; o qual deveria ser: se beber não dirija e proibido para menores de 18 anos, dando alguns exemplos do que a bebida pode causar. Outro fator muito importante é que os adolescentes são muito infuênciáveis; além disso tem o fator pais, os quais muitos deles bebem, então os filhos se acham no direito de fazer o mesmo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi William ,excelente post;. Falarei como jornalista que sou, estamos na Era Digital e da Imagem e realmente as campanhas publicitárias são responsáveis por boa parte do consumo não apenas de cerveja, mas de outros produtos tb, principalmente porque estão sempre associadas a figuras de artistas ou a momentos felizes. em nehum momento ´=e mostrado nelas que o alto consumo pode levar ao alcoolismo ou acidentes fatais. Não diria que esse aumento do consumo aconteça apenas entre os jovens,quem de nós que gosta de tomar um chopp ou uma cervejinha no finds num fica com vontade , quando vê as propagandas, ainda mais nessa época tão quente de verão?! Agora resta aos donos de bares serem mais coerentes a quem vendem a bebida e aos pais conversarem mais com seus filhos orientado-os nesse sentido, pq proibir não adianta, é necessário que haja comunicação dentro da familia, nesse sentido.
    Abraços e bom post!beijo

    ResponderExcluir
  3. Prezado William, como tem passado?

    Excelente post bastante relevante para Sociedade. O mesmo também ocorre com os comerciais de cigarro. Parece não ser suficiente dizer no fim deles "beba com moderação" ou "O Cigarro é prejudicial a saúde - causa impotência, câncer, iskemia, etc...". É um alerta que serve para quem tem filho adolescente.

    No mais, quero congratulá-lo e passar para vc o selo ESTE BLOG REVELA MUITA LUZ, dado a mim por uma amiga. Como de praxe, copie e cole o selo em seu espaço e ofereça a outros dez blogs que vc ache que merecem.

    Abraços e muita sorte pra ti.

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. ah esqueci, passe no meu blog para pegar o selo, hehe. abraços.

    ResponderExcluir