sábado, 21 de novembro de 2009

Aprender para Ensinar



Quem sabe, ensina. Quem ensina, deve saber os conteúdos a serem repassados, gradualmente, para o aluno. A escola precisa levar as criancas ao reino da contemplacão do conhecimento. Vale o inverso: a escola deve levar o reino do saber as criancas. Elas são os regentes do reino do saber.
Nas ruas, as criancas não aprenderão informacões metalinguisticas como os conceitos de lingua, fala, vogal, semivogal, digrafo etc. Farão, claro, hipóteses, extraidas quase sempre da fala espontânea. Uma crianca aprende na rua uma expressão? eu tô maluco?, mas só a escola e capaz de advertir que, na lingua culta, a forma ideal de uma sociedade letra da burguesa e, eu estou maluco?, mas relativa que a língua, por sua natureza social, sofre muitas alteracões na sua forma e substância.

Por isso, a escola pode dizer que a língua histórica, por uma série de transformacões linguisticas (metaplasmos) e estruturais, em decorrência da dinâmica social e variacões diatópica (geográfica) e diastrática (social) próprias dos idiomas ditos modernos, transformou uma forma verbal consagrada, pelas gramáticas eruditas, como estou?, em estou? na lingua popular e aqui, nesse reino da língua espontânea, um ditongo em estou? passou a monotongo em estou. Aprender o funcionamento da língua e muito interessante.

E na escola, com bons professores, que as criancas aprenderão que informacões da metalinguagem da língua materna lhes darão as competências e habilidades requeridas para a leitura e para a sociedade do conhecimento, dentro e fora da escola. Nos lares, a tarefa de reforco do que se aprende na escola se constitui um complemento importante, desde que os pais se sintam parte do processo. Aliás, a educacão escolar de qualidade comprometida com um ensino produtivo, e um dever do Estado e das instituicões de ensino, públicas ou privadas.


De outra maneira, a educacão linguistica, do escrever para aprender, do ler para aprender, e dever, também, repartido e compartilhado por familiares e uma co-responsabilidade social dos que operam com os saberes sistemáticos, que se voltam para o desenvolvimento humano, para a qualificacão, para o trabalho e para o exercício da cidadania.
Quando nos referimos ao conhecimento, a sociedade, como um todo, deve engajar-se na tarefa de garantir o acesso ao ensino de qualidade a todos que desejam conhecer e aprender saberes acumulados historicamente pela humanidade e favorecer a educacão linguistica do seu povo.

Fonte: e-mail de Maria Dias da Comunidade Metendo Bico no site diHitt.
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3 comentários:

  1. CONCORDO EM TUDO COM VC AMIGO WILLIAN!
    A EDUCAÇÃO DEVE SER REPASSADA NA ESCOLA, MAS TAMBÉM DEVE HAVER UM CERTO ACOMPANHAMENTO, PELOS PAIS DAS CRIANÇAS.
    SERIA MUITO FÁCIL, COBRAR EDUCAÇÃO DO PROFESSOR, E ESQUECER DE REPASS´´A-LA NO LAR, QUE É ONDE ,GERALMENTE, AS CRIANÇAS PASSAM A MAIOR PARTE DO TEMPO.
    FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!

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  2. A escola não é a unica instituição responsável pelo saber, entendo que as familias de um modo geral, esta responsabilizando todas as adversidades da vida que passa,e lança é claro sobre os professores, porem, cabe a nos pais e responsavéis estar atento aos nossos filhos.Observando sempre, o comportamento se esta ou não de acordo com os princípios éticos, pedagógico, meu ponto de vista, para cobrar preciso saber, o que ensinei, aí sim devo ir diretamente a quem compete levar o conhecimento educacional para nossos filhos.
    abraços
    Neusa.

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  3. Vc falou certo...mas o que vemos hj é que nem os professores recebem incentivos e condições de trabalho para ensinar nem os pais receberam educação...e com as crianças crescendo sem a cultura básica nacional (língua materna), ela vai repassar essa deficiência para os filhos e netos...


    Como disse em outros comentários...estamos formando dinastias de manietados cultural e vocacionalmente.

    Abçs!!

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