segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Amigos, sempre amigos



Cinofilia é quem gosta de cães - Aurélio Buarque de Holanda. Criação de cães de raça com objetivo de estimular a participação em eventos específicos de cães de raça.É um cinófilo.


No entanto, com o correr do tempo, o que tenho observando é uma certa insegurança entre aqueles que tem a “intenção” de ter um cão com registro e pedigree de boa procedência.
Muitas vezes tal posição vem o encontro de questões como “qual o tipo de cão que vou criar?” , “ quanto custa um cão de bom pedigree?”, ou mesmo “ o que eu ganho com isso?”.

Sempre são perguntas difícies de responder, especialmente porque um futuro criador deve estar consciente de que é uma responsabilidade muito grande de criar um animal doméstico, seja ele de que espécie for. No caso de cães de raça, há aqueles que, apesar de não existir a intenção de levá-los em exposições,gostam de ter um bom animal em casa, para satisfazer suas vaidades pessoais. Mas há, também, aqueles que se dedicam de corpo e alma ao aprimoramento de determinada raça, levando os cães de sua criação em exposições, aprofundado seus conhecimentos a respeito da raça e procurando torná-la cada vez mais competitiva e pura. Criar cães de raça e com bom pedigree custa caro. Não é um hobby barato!


Mas é um “barato” curtir essa sensação de ter um bom animal e saber que ele é competitivo em relação aos de sua raça e espécie.
E, por ser o cão melhor amigo do homem, pois serve de guarda, de campainha para a caça ou para o trabalho, também sido um excelente parceiro daquelas pessoas que, por exemplo, não tem filhos ou vivem sozinhas, cercadas de solidão dentro de uma sociedade cada vez mais competitiva e cruel.



Você tem seu cãozinho bem cuidado? Você se considara um cinófilo?
Participe, opine sobre esta prática.

3 comentários:

  1. William,

    Faz 30 anos que sou cinófila, e quando comecei minha criação de cães, tive que importar dos EUA, pois a raça Irish Wolfhound - O Maior Cão do Mundo, ainda não existia no Brasil.

    Criei essa raça de cães durante 20 anos, sendo a única criadora do Brasil, e viajei o Brasil todo participando de Exposições Nacionais e Internacionais. Meu Irish Wolfhound Saint Francis Max, foi o único cão da raça a ganhar um Best In Show numa Exposição Geral Internacional, no antigo KCP, com 800 cães inscritos.

    Ai, meu Deus! Você tinha que fazer uma postagem desse tipo? Agora eu não paro de falar... rsrsrs

    Meu ex-marido, de 4 anos pra cá, importou mais 7 Irish Wolfhounds da Alemanha, mas agora é somente ele quem cria essa raça.

    Como eu já não moro mais em chácara, então estou criando Maltês e Border Collie, todos de excelente linhagem, e com excelente pedigree.

    Quer saber o nome do meu canil, registrado no KCABC? hahahaha

    Canil Madjarof...

    Todas as minhas filhinhas peludas tem o meu sobrenome. Não é o máximo?

    Sou totalmente a favor da adoção de cães SRD, e eu também tenho duas, a Dara e a Laika.

    Mas quero deixar um conselho para quem for comprar um cão de raça com pedrigree: procurem saber detalhes sobre a idoneidade do canil, procedência dos cães, conheça os pais do filhote, verifique os cuidados que o canil dispensa aos seus cães etc., pois já vi muita gente comprando "gato por lebre", ou seja, compravam um cãozinho com pedigree, mas o pedrigree era de outro cão.

    Adorei sua postagem, e pode postar mais sobre cães que eu vou amar.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. olha, amo cães sim, mas não crio.
    adopto os que vou encontrando na rua, abandonados.
    conheço as raças, gosto de ver mostras caninas e etc, mas não criaria cães.
    prefiro dar-lhes casa, comida e amor, ficam comigo até morrerem.
    quando um parte, é uma dor imensa, mas outro tomará o lugar.
    os cães aqui, são quase familiares, e o quase é porque não falam.
    mas eu entendo-os na mesma.

    abçs

    ResponderExcluir
  3. O cão deve ter a função de ser companheiro e amigo. Algumas pessoas insistem em ter o animal como uma arma e isto é ruim. Assim como, para se ter um animal é necessário que se possa dar a ele um mínimo de conforto. Nem penso em ter um, pois meu apartamento é pequeno demais e não poderia dar a ele o conforto do qual o animal precisa.

    ResponderExcluir