sábado, 17 de outubro de 2009

Você é resistente emocionalmente?

Certa vez, Bill Gates disse que a única coisa que ele ficava triste com relação ao futuro dos seus filhos era que ele não podia deixar de herança uma infância pobre para eles. Por que será que o homem mais rico do mundo faz uma declaração dessas? Porque ele sabe que quem foi pobre conhece uma coisa básica na vida: os problemas não matam! E isso é uma enorme vantagem competitiva.

Adversidade

Quem já foi atingido por uma adversidade extrema sabe que nunca mais será o mesmo. Por exemplo, quem perdeu um ente querido, passou por uma enchente que levou tudo, um acidente, uma falência empresarial ou nos relacionamentos. Alguns se tornam amargos e tristes, outros ressurgem mais fortes e melhores. As crises podem nos transformar em vítimas ou em valentes sobreviventes.

Dificuldade

Todo mundo passa por dificuldades. A maneira como reagimos às dificuldades e como lidamos com elas é que faz a diferença. Em maior ou menor escala, estamos sujeitos a mudanças inesperadas, rupturas, surpresas e às dores da vida. Podemos lidar com flexibilidade ou com tensão. A escolha é nossa. Isso é ter resiliência !

Eu quero uma pra viver

Esse termo que quer dizer a capacidade de reverter uma situação, de usar a força contrária de um evento a seu favor, de recuperar – se diante de quedas uma força interna aparece para restabelecer de pequenos ou grandes reveses. É um termo que vem sendo usado com frequência nas empresas.

Minha história

Quero compartilhar a minha caminhada desde o vilarejo que nasci até a construção do meu conhecimento. Meus pais professavam uma fé religiosa extremamente rígida, calcada no fundamentalismo protestante, e nós, os filhos, fomos criados tendo essa arraigada convicção como pano de fundo. Sou o sexto filho de uma família de dez irmãos que viviam com um salário mínimo, como colonos em uma fazenda, situada próxima a um vilarejo chamado Monte Carlo, no oeste catarinense. Na década de 1960, a região tinha pouco mais de 50 famílias sobrevivendo da extração do pinheiro araucária em torno de uma serraria. Uma história comum, igual à de milhões de brasileiros, pois o Brasil era um País agrícola que se urbanizou após a década de 60 do século 20, e todo mundo ficou com um pé na roça e outro na cidade. Fomos educados dentro dos estreitos limites dessa rigidez de visão e sob mão forte. Foi a maneira que meus pais encontraram para criar dez filhos, como, aliás, era costume na época. Além dessa vida difícil, árdua, trabalhosa, exigindo ingentes esforços, outro fantasma rondava teimosamente à minha volta, assustador, temível: a minha inibição natural, uma timidez renitente. Um legado do tipo de orientação familiar a que fora submetido e dos rigores da casa religiosa que frequentava. Assim, fui moldado como um tipo acanhado, voltado para mim mesmo, fechado como uma ostra aprisionada dentro da concha.

Minha decisão

Diante de tudo resolvi que deveria escrever minha história pelas minhas próprias mãos. Do limão fiz uma limonada, da pobreza fiz a mola propulsora para construir uma biografia que eu pudesse me orgulhar dela. Isto é para ilustrar que nós seremos o que decidirmos ser.

E você?

O que o mercado mais quer são profissionais que tenham resistência a frustrações, musculatura emocional para lidar com os reveses do mercado. O que vens fazendo para lidar com as frustrações em sua carreira e sua vida ?


Comente sobre o texto aqui ou no dihitt.

Jamil Albuquerque é terapeuta comportamental, urbanista, economista, administrador de empresas, pós graduado em Marketing, escritor, especialista em gerenciamento de cidades e psicolingüística.

5 comentários:

  1. William, o Jamil Albuquerque colocou muito bem esta questão. Se calos nos dedos ajudam os que se iniciam na arte de tocar um violão, imagine em questões bem mais importantes...

    Um problema grave que não abalaria uma pessoa "calejada" pela vida, arrasaria por vários meses um outro que sempre teve tudo à disposição.

    ResponderExcluir
  2. é, dizem que a dificuldade e o sofrimento fazem amadurecer a pessoa...

    ResponderExcluir
  3. Caro William texto facinante!!!
    Amigo as vezes é preciso perdero telhado para ganhar as estrelas, mas muito poucos que sabe o siginificado dessa expressão, que quer dizer que a perca é ganho, quando a pessoas realmente compreende a raiz da perda, e reconhece que não pode ficar parado,que é preciso correr atraz do que se perdeu, e não lamentar..amigo paz..!!!

    ResponderExcluir
  4. Quem tem tudo nas mãos na hora que quer, muitos não sebem dar valor e quando se consegue com seu trabalho é muito gratificante. Quando se tem e perde é mais difícil superar as dificuldades.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, vc exemplificou muito bem que a dor é uma benção.

    ResponderExcluir