quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ponto de Encontro

O pescoço faz a ponte entre a cabeça e o coração.

Simboliza a conexão entre razão e emoção. Segundo a psicóloga e analista bioenergética Renata Terruggi, o medo de perder o controle ou de estar fora do eixo faz com que o pescoço fique rigidamente contraído, dando a falsa segurança de controle sobre si e sobre o outro. "Nesse caso, o pescoço simboliza divisão, cisão. Mais exatamente entre o que está acima - a nossa parte racionalizada, culturalmente aceita e estabelecida - e o que está abaixo - sentimentos e sensações que habitam o corpo, independente da vontade consciente", diz a especialista.

Cada fase de desenvolvimento do ser humano é acompanhada de sua história emocional, construindo o corpo - tanto em forma quanto em movimento. "Assim como uma planta se movimenta, cresce e desenvolve sua forma em direção à luz", diz Renata. "Os momentos traumáticos e repetitivos no decorrer da nossa trajetória ficam, dessa forma, registrados no corpo. Esse registros corporais são sinais importantes para fins terapêuticos" .

Um exemplo: o pescoço encurtado, ancorado na continuidade das costas, segundo Renata lembra alguém que se "encolhe", encurtando as possibilidades de alcance de seu campo visual e de autonomia de seu corpo em relação ao mundo. "É uma espécie de defesa física contra sentimentos ameaçadores que o indivíduo vivenciou.

Como se, ao se deparar com o mundo externo, precisasse manter uma rigidez de pensamento e desconexão entre o mundo das idéias e dos sentimentos (responde ao mundo racionalmente negando as próprias emoções)", conta a especialista.


"Um bom exercício seria trabalhar os pés e pernas, desenvolver o sentimento de segurança em suas bases e aprofundar a qualidade de contato com o chão em que pisa, desenvolvendo o sentimento de pertencimento. Isso lhe propiciará o aumento de confiança básica em si mesmo para enfrentar situações e demandas do momento", continua.

Como a gente pode relaxar o pescoço?
A análise bioenergética usa uma dulpla abordagem terapêutica: a física, com exercícios corporais e a psicológica, que se baseia na compreensão da natureza desses bloqueios. É uma abordagem integrativa, que busca a conexão do corpo todo e a inter-relação deste com o contexto maior.

Algumas dicas de pronto-socorro

· massagear o couro cabeludo
· Abrir e fechar a boca, trazendo a mandíbula para frente e para traz.
· Movimentar os olhos explorando diferentes direções, sem movimentar o pescoço.
· Massagear a face, nuca e pescoço, pinçando com as mãos os músculos que ligam o pescoço às costas.
· Alongar-se, respirando profunda e amplamente, fazer movimentos de rotação com as articulações do corpo. Girar o pescoço lentamente para a direita e depois para a esquerda, acompanhando o movimento com os olhos, explorando o campo de visão.
· Soltar o tronco num movimento de pêndulo de cima para baixo, soltando a respiração com som.

Renata ainda lembra que ao relaxar o pescoço relaxam-se também musculaturas importantes que possuem terminações nervosas na mesma região antes contraída, como a musculatura occipital, que sustenta o globo ocular. "É bastante comum as pessoas relatarem que após relaxar o pescoço percebem uma melhora significativa na visão e, de fato, seus olhos ficam mais brilhantes e mais vivos.
Se a forma de ver o mundo muda, então podemos pensar também em mudança de posicionamento frente a vida", conclui.


Você pode comentar aqui ou no diHitt.

Um comentário:

  1. um bom conselho é namorar muito!!!!!!!
    de lambuja vc pode até ganhar um beijinho no pescoço.

    ResponderExcluir