terça-feira, 25 de agosto de 2009

Você sabe o que é transtorno bipolar ?

Esta é uma doença muito mais frequente que outras muito mais conhecidas, tanto físicas (ex. AIDS), como psíquicas (ex. anorexia nervosa ou esquizofrenia), especialmente se estiverem incluídas as formas leves e moderadas, como o transtorno bipolar II e a ciclotimia. Estudos têm sido realizados em todas as partes do mundo. Em países pobres é difícil de se conduzir estudos porque os meios disponíveis e o modo da doença se expressar em determinadas culturas é muito diferente. Por exemplo, em algumas culturas indígenas da América do Sul, ouvir vozes, dentro da cabeça, se considera absolutamente normal. Apesar das diferenças entre as culturas, se comprovou que alguns sintomas se apresentam em quase todos os casos e em ambas as fases da doença. Os principais são: hiperatividade, irritabilidade, ideias de grandeza, aceleração do pensamento, impulso sexual aumentado e insônia, na fase maníaca (eufórica) e apatia, transtornos do sono, desânimo, baixa autoestima, falta de concentração, ideias suicidas, inibição psicomotora, doenças físicas e ideias delirantes, dentre outros, na fase depressiva.

Há muitos outros sintomas, como a hipersonia (aumento do sono), a hiperfagia (aumento da fome), a ansiedade, as ideias obsessivas, etc, que são frequentes na maioria dos pacientes. Os primeiros estudos só detectavam as formas graves da doença e era muito frequente se dizer que ao redor de 1% da população sofria de transtorno bipolar. Atualmente se tem comprovado que existe um maior leque de dados de sua intensidade (tipo I, II, III) e que sua frequência é muito superior . Segundo os americanos, nos EUA, a doença afeta 4% da população. Os estudos europeus que consideram as formas leves da doença têm falado em 6,5%. Em geral, se aceita uma média de 2% para o THB tipo I, entre 1 e 2%, para o tipo II e até 2% para a ciclotimia. Então, se sabe que, independentemente, de etnias, culturas e climas, a incidência do transtorno é muito parecida (em todas as partes do mundo), embora ela se apresente e seja aceita das mais variadas formas. São milhões de pessoas em nosso país e em todo o mundo.
Falta muito ainda, para tornar a opinião pública e as autoridades que destinem mais recursos à esse transtorno e o livrem do estigma social que ainda assombra as doenças que afetam o cérebro, sob a forma de transtornos do comportamento.

O transtorno bipolar e a ciclotimia são igualmente frequentes em homens e mulheres. O primeiro episódio da doença, nos homens, é mais comum se apresentar como mania e, como episódio depressivo, nas mulheres. A doença costuma se apresentar na adolescência e o primeiro episódio claro pode se apresentar entre os 20-25anos. Os episódios mistos são mais frequentes durante a adolescência e em situações de mudança hormonal, como depois do parto. De qualquer modo a idade de início pode variar muito: há crianças de quatro e cinco anos que já apresentam sintomas, assim como há casos que se apresentam aos arredores dos 80 anos. Quando a doença aparece numa pessoa mais velha, sem antecedentes prévios, é importante se investigar se não há uma doença de base desencadeando o transtorno.

vida e saúde.

3 comentários:

  1. boas informações

    mas essa doença tem tratamento?

    ResponderExcluir
  2. Bem interesante, Eu gostei do conteudo do texto, diferente. Boa informaçoes bem explicadas.

    ResponderExcluir
  3. muito boa essa postagem, eu não sabia dessas informações, da forma como você colocou...
    abs

    ResponderExcluir