sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quando o amor acaba, De quem é a culpa ?


Em um relacionamento que fracassa é muito fácil colocar toda a culpa no outro. Assim, pelo orgulho, não enxergamos o peso da nossa participação no fato, não querendo avaliar as nossas ações e atitudes. Apontar o dedo em riste para o outro nos faz sentirmos sem culpa alguma e ameniza nossos erros e falhas. Ser dependente do outro é ruim, nos faz perceber que não sabemos utilizar nossa própria força, nossos dons naturais. Colocando a felicidade nas mãos do outro, esperamos que ele nos faça feliz. Dando-lhe esse poder, é insuportável ver a realidade da quebra dessa muleta. Perde-se a alegria, vem a rejeição, a depressão, a tristeza, o ressentimento. Fazendo tudo refletir no corpo que é o espelho da alma.
Nossa visão da realidade pode estar distorcida? Além do que percebemos pode existir muito mais? Levantar a ponta do véu pode nos fazer deparar com infinitas possibilidades. Quem ama não critica, não condena e não exige transformações de forma repentina. Quem condena não ama, não ajuda e nem educa o outro que está necessitado de apoio, amor e orientação. Shakespeare em Sonho de uma noite de verão - ato III, cena I - diz que "no entanto, para dizer a verdade, hoje em dia a razão e o amor quase não andam juntos".
Claro, que racionalizar um sentimento como o amor é transformá-lo em regra, fazendo com que ele perca todo seu conteúdo, que é inexplicável. Nem tudo são arco-íris e borboletas, são as concessões que nos impulsionam. Grande parte das pessoas abafa sua sensibilidade, esperando que essa espécie de sonolência as ajude a sobreviver ao tumulto emocional.

O que você acha disso? Por favor opine no blog ou no diHitt.

5 comentários:

  1. William
    Sempre me questionei seé o amor que acaba ou a paixão que desgastada, chega ao fim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Paz william sempre bem aprumado em palavras verdadeiras, o amor amigo so é verdadeiro quando tem cumplicidade, quando ele mesmo fala por si e fala por um, e não por dois, é uma quimica que para ser bem manipulada exige muito pouco de cada um pelo tamnho do efeito que quando ela e bem composta, causo em nosso ser !! amigo paz seja contigo e parabéns pelo maravilhoso texto!!

    ResponderExcluir
  3. Amigo o amor não se acaba ele se tranforma a cada dia como uma arvore, que todos os anos floresce.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Willian, venho simplesmnte agradecer pelos votos que vc me dá no dihitt em minhas postagens!

    obrigado!

    seu blog realmente tem um conteúdo valioso(ao contrario do meu)rsrs!

    flw

    ResponderExcluir
  5. a minha opinião? deixo o titulo de um livro: "o Amor é fodido!" - Miguel Esteves Cardoso.

    ResponderExcluir