sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O cinema pode interferir em nossos sonhos? Saiba por quê?

Embora muitos teóricos tenham se esforçado para compreender até que ponto os meios de comunicação influenciam na vida das pessoas, ainda não se tem respostas contundentes e definitivas. Porém, há algumas teorias que merecem ser abordadas nesse texto. Assim, me basearei numa tese muito discutida entre os estudiosos da comunicação. Tal estudo propõe o seguinte: depois da invenção do cinema, passamos a sonhar através da gramática audiovisual; isto é, nossos sonhos passaram a ser editados de maneira análoga a de um filme (com closes, planos sequência, cortes com fade in ou fade back). Portanto, é possível que os filmes mudem a estética dos nossos sonhos, tanto quanto modificam o conteúdo deles.
Assim, devemos tomar cuidado com os filmes que assistimos, pois pode haver consequências sérias durante o sono. Vejamos alguns exemplos:

Filmes escandinavos
Bem, o cara que assiste muitas produções dessa região deve ter sonhos sinistros. Quer dizer, os filmes do norte da Europa geralmente têm cenários sombrios; os personagens se preocupam com o sentido da existência, tanto quanto um hipocondríaco se preocupa com a gripe suína. As histórias são excessivamente complexas e quase sempre acaba em desgraça (normalmente alguém morre). Mas, se o diretor for otimista, o enredo finda de forma surpreendente: não acontece nada. Enfim, sonhos de espectadores de filmes escandinavos devem ser mais frustrantes que impotência sexual diante da Juliana Paes.

Filmes neorrealistas
Já os indivíduos que são afixados por essa escola cinematográfica, devem ter sonhos com fortes tendências antiburguesas. Sim, porque, esse tipo de filme é muito influenciado pelo marxismo. As mazelas da macroestrutura capitalista são denunciadas através de metáforas sutis, onde os operários são expostos na condição de vítimas do sistema. Além do mais, uma coisa bastante recorrente nas produções italianas é o adultério. E pior: trata-se de adultério com aquele sotaque típico da língua italiana. E tem mais: e a sacanagem italiana não é brincadeira, acaba sempre em gritaria. Dessa maneira, os fãs de filmes neorrealistas devem ter sonhos recheados de marxismo, mulheres assanhadas com seios enormes, e burgueses tarados.

Filmes nacionais
Caramba, o cara que é fanático pelas produções do nosso país deve ter sonhos pobres (literalmente, pobres). Isso, porque, a miséria é certamente o tema favorito dos nossos cineastas. Nos sonhos desses espectadores deve haver, no mínimo, três classes de personagens: morenas seminuas, marginais e um malandro varão (como diria a minha avó). E mais, normalmente esses três arquétipos se relacionam: os traficantes perseguem o malandro que lhes deve dinheiro; o malandro, por sua vez, foge, mas sempre arranjando tempo para acasalar com a mulata; já a mulata é a mulher do traficante, o que complica toda a história. Logo, os apreciadores de filmes brasileiros provavelmente terão sonhos eróticos, violentos e com baixo orçamento.

Se você acha que interfere ou não. Comente aqui ou no diHitt. Obrigado pela participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário