quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A luta do bem contra o mal

Neste mundo, nunca estaremos plenamente realizados. O egoísmo leva as guerras de todas as formas. Violências contra a mulher, as crianças, assaltos, corrupção...

Mas um dia haverá de acontecer o melhor. Assim diz a sagrada escritura. Haverá uma nova terra de um novo céu. O que será isso? Não haverá desejos de fé, lutas, da para entender que os justos terão a posse plena do amor. A Bíblia diz que José era um homem justo. Na visão bíblica, justo é aquele que trabalha, que é bondoso, ajuda os outros, cultiva amizades... e por ai vai uma imensa gama de coisas boas. È o amor. Não esse amor erótico que anda vagando por ai. Explorador, egoísta. Estamos a caminho. Eu, tu, aquela pessoa antipática, a prostituta, o empresário, o político, o padre, o pastor, todos estamos a caminho em processo de conversão. Menos pecadores e mais servidores.

Muitas pessoas sofrem nas cidades. São os chamados excluídos socialmente, como nos tempos de Jesus. Conheço uma senhora, deficiente visual, a mãe de um casal de crianças, também com o mesmo problema, sem pai, vivendo ‘’a Deus Dará’’, como diz a sabedoria popular. Já viveram em piores condições, hoje são assistidos pelos vicentinos. Essa família precisa de proteção do poder publica municipal. Os males do mundo nos desafiam a lutar em duas frentes: uma dentro de nós, libertando-nos do egoísmo, do orgulho e outra, de lutar pela libertação dos outros. È a luta contra os desvalores. Contra tudo aquilo que não nos deixa ser realmente uma pessoa humana. A população parece que está apavorada, inquieta, nervosa com as tragédias que, diariamente, vemos e escutamos. O que fazer? São Paulo, o apostolo de cristo, assim se expressou frente aos desejos do bem e do mal: ‘’Encontro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, apresenta- se em mim o mal’’.

Lembra-se da história de Caim e Abel? Caim fugiu da responsabilidade pelo seu irmão, dizendo: ’’Sou eu, por acaso o guarda do meu irmão?’’ Com esse gesto, tornou-se assim o modelo bíblico dos irresponsáveis e dos alienados. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele mesmo disse. Por que não o conhecemos. Um Ateu, um pagão pode empenhar- se em salvar outro da fome, da doença, do analfabetismo... Mas o cristão vai mais além. Ele crê na ressurreição e na vida eterna. È um novo olhar...Pense nisso.

Não importa a religião que a pessoa pertença, esse novo olhar cabe para todas as pessoas.

Um comentário:

  1. Pôxa que texto bonito meu amigo, eu creio sim e muito em Deus Pai. Parabéns.
    Abraços forte

    ResponderExcluir