sábado, 8 de agosto de 2009

A importância do nosso pai

PAI NÃO É QUEM GEROU A CRIANÇA, MAS QUEM ASSUME AS FUNÇÕES PATERNAS QUE COMPREENDEM IMPOR LIMITES E REGRAS AOS FILHOS.
A RELAÇÃO COM NOSSO PAI, INFLUENCIA MUITO OS FUTUROS RELACIONAMENTOS, ESPECIALMENTE PARA AS MULHERES.

Nesse final de semana se comemora o Dia dos Pais, a data é festejada sempre no segundo domingo do mês de agosto faz com que pensemos sobre a importância da pessoa paterna na vida de cada um de nós ao longo da vida, pois é fundamental em nossa criação e desenvolvimento desde a infância.

A relevância do pai está efetivada na formação e criação dos filhos, já que é de reponsabilidade deles a imposição de limites e regras desde quando crianças. Sabemos que por muito tempo houve apenas a valorização da mãe, embora sua figura seja essencial, o pai também é imprescindível porque cabe a ele a colocação da disciplina e normas. Além disso, a presença da figura paterna auxilia muito na adolescência, quando queremos dar nossos primeiros passos rumo a autonomia. O pai e a mãe nos ajudam muito para que tenhamos nossa própria vida e conquistemos nossa independência. O pai ajuda a mãe oferecendo um tipo de suporte emocional, como segurança e estabilidade, na terefa de educar seus filhos.

Quando infelizmente acontece de o pai ser ausente, ou por morte ou por motivo de separação ainda na infância, não é uma regra, mas geralmente o que se vê é o filho buscar em uma outra pessoa, a figura paterna, que pode ser um tio, um avô, ou até a própria mãe. No caso da mãe estar com outro companheiro, ela pode incluir o novo indivíduo na vida do filho, mas não é fácil, pois requer um período de adaptação e não acontece de maneira automática, no entanto, cabe um velho ditado dizer:" Pai é quem assume a figura paterna e não quem tem o DNA da criança."

A falta da figura paterna pode gerar uma criança que não conhece seus limites e um futuro adulto inseguro. A ausência do pai se reflete muito nos relacionamentos, especialmente com as mulheres, porque a relação entre pai e filha,no caso, vai ser o primeiro ensaio e treino de como viver com um homem. Sendo assim, se a relação dela com o pai foi de alguma forma complicada, a mulher poderá ter muita dificuldade de se relacionar com "eles", aí é possível cair no erro de pensar que todos os homens são iguais e que não vale a pena ter um homem, porque projeta o sofrimento vivido com o pai no futuro parceiro.

A figura paterna é indispensável e a validade do pai nunca" expira" quando se cresce, independente de ser filha ou filho. Mais que um presente, se possível, aproveite a presença de seu pai nesse final de semana e em todos os outros, assim como farei com meu pai, prof. William, meu melhor amigo, para mim o melhor pai do mundo.

3 comentários:

  1. Olá Willian, visitei o seu blog e goste pela vaiedade dos assuntos. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Willian, visitei o seu blog, muito bom, parabéns.

    Estou seguindo vc nos dois blogs e vou add o seu URL nos meus URLs interessantes. Gostaria que me seguisse tbem.

    Um abraço,
    LOVEBIRD

    ResponderExcluir
  3. Olá william ,parabéns por muitas verdades ditas nopost, uma delas e amaior realidade no ditado popular ,pai não é quem faz mas sim quem cria,, hehehe minha mãe e fã de cateirinha desse ditado ,, amigão te desejo uma semana cheia de alegria, paz, e sucesso, e parabéns pelo trabalho aqui ta show de bloa ,,,!!!

    ResponderExcluir