sábado, 22 de agosto de 2009

Evoluindo intelectualmente...

Já começo falando da vingança, pois é um sentimento perverso. Só faz mal. A vida faz tudo certo. O que lhe aconteceu deve ter uma boa razão, mas que agora você não consegue perceber. Não acuse ninguém por seus problemas. Cada um atrai para si as experiências que precisa para aprender a viver. Aceite o que lhe aconteceu e tente descobrir como atraiu para si essa situação. Pense, medite, compreenda e procure melhorar seus conhecimentos. Desejando deixar de depender de alguém ou de qualquer outra coisa e ser livre, comece por assumir completa responsabilidade por sua vida. Esse é o caminho adequado para reencontrar a serenidade e a alegria de viver.

Cada pessoa tem sua própria maneira de sentir e de pensar. Querer que os outros façam isto ou aquilo é uma ilusão que continua infelicitando o ser humano. Para ser feliz e viver bem em qualquer lugar, é preciso aprender a respeitar o espaço de cada um. A liberdade de pensar e de ser é que permite que a individualidade soe verdadeira. A vida sempre nos dá oportunidade de renovar, mudar, acertar o que erramos. Ao parar de reclamar da vida, você está acionando a mudança de padrão de pensamento e acaba atraindo, em consequência, tudo de bom que lhe pertence. O otimismo é força que conduz tudo ao sucesso.

A solidão tem um recado: está na hora de ficar com você. De conhecer-se e de aprender a cuidar de si. É para isso que ela aparece. Ninguém quer olhar para dentro de si e mudar, perdidos em condicionamentos e crenças sem valor algum. Querem que o outro mude, que o mundo mude. Mas, o trabalho de mudança é individual e intransferível. O confronto, nem sempre é o melhor caminho. A firmeza é necessária, mas sem agressividade e revolta. É cruel exigir de alguém o que ainda não está preparado para dar.

Se gostou da postagem, por favor, comente aqui ou no diHitt. Agradeço sua participação.

2 comentários:

  1. Uma única coisa é necessária: a solidão. Ir dentro de si e não encontrar ninguém durante horas, é a isso que é preciso chegar. Estar só, como a criança está só.Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Tbm acho q a pessoa querer q a vida seja do jeito q ela quer a seu bel-prazeer é uma cegueira, mas...

    A vingança em si, como revide, sem razão, como disse, não tem de ser. Mas isto só acontece por causa da nossa de discernimento. O revide, em essência, pode ocorrer sob diversas nuances. Qdo sofremos um ataque, e nos sentimos perseguidos, e revidamos, trat-se de uma reação instintiva, nem sempre perversa. O que prejudica, é qdo essa reação é orientada apenas pelo instinto de defesa, tipicamente animal. Aí não entra a Razão. Aí sim vem o prejuízo. Pq seguimos o instinto, mesmo tendo a opção de seguir a Razão, razãopela qual não condenamos os leões qdo destroçam um cervo, mas crucificamos um homem qdo ele mata um cachorro. Pq? Pq é "sem Razão".

    A vingança pode ser um revide contra nossa apatia por exemplo, é dar o troco se, num dia fumamos, e no outro tomamos coragem e deixamos de fumar, é virar a mesa e mudar uma situação. Nenhum sentimento é essencialmente mal. Apenas não damos a direção adequada a cada um.

    ResponderExcluir