sábado, 1 de agosto de 2009

Descobrir-se é fundamental para nossa existência.


É duro estar tão exposto e não ser percebido. Mais duro ainda, ser percebido e o que foi notado ser usado para nos prejudicar.
Alguns se valem de seu poder material para dominar outras pessoas, seja na diretoria de uma empresa, em algum cargo no governo ou no púlpito de uma igreja. Fazendo par com esse tipo de poder, o que se encontra é a riqueza material, conquistada muitas vezes às custas da exploração dos outros, e a crença de que ela pode nos fazer, de alguma forma, pessoas especiais e valiosas. Em última instância, depende de cada um tomar consciência de que o que temos de precioso, de inestimável, não pode ser medido pelo volume de dinheiro acumulado no banco, pelo tamanho da casa e pela quantidade de automóveis que possui, mas do quanto de amor se tem no coração.
Desenvolver a consciência é um caminho sem volta. A lucidez é condição essencial para ser feliz. Enquanto alimentarmos ilusões, crenças inadequadas, inexperiência, isso não acontecerá. É a vivência que nos amadurece. É enfrentando situações conflitantes, desenvolvendo nossa força interior que vamos aprender. A conquista da sabedoria é o preço da felicidade. Quanto mais ingênuos, mais seremos estimulados pela vida a reagir.
A coragem, a força e a verdade são atributos indispensáveis. O que lhe pertencer, seja o que for, assim como aquilo a que você pertencer, deve ser aceito como base. Ou não será possível erguer qualquer construção. Manter clara a posição perante a vida é fundamental. As concessões e os falseamentos derrubam qualquer possibilidade de ser feliz e até mesmo de sobreviver ao caos. Não podemos nos perder de nós mesmos. Manter-se coerente com essa exigência da verdade é um eixo de referência para tudo que anda solto no vácuo. A força vem da serenidade. Não importa quantas vezes a vida nos passe uma rasteira tentando nos derrubar, o que realmente importa é como nos levantamos.

2 comentários:

  1. Devemos carregar o que podemos e quando a cagar for muito grande paramos e nos revigoramos, neste momento começamos a perceber nosso potencial.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi William,

    Faz tempo que estou tentando arrumar tempo e fazer uma visitinha. Hoje consegui. Texto forte e denso este. Vamos ver... Que mais se pode dizer sobre ele? A lucidez é um estado que vamos conquistando aos poucos. Como? Simplesmente vivendo...Talvez mais do que isso. Vivenciando a vida. No começo, somos apenas crianças, ainda perplexos com as novidades do mundo. Somos então cercado pelas ilusões, por crenças que não são nossas, por todo tipo de influências. E aos poucos, experimentando e aprendendo vamos formando nossa própria visão do mundo. Aquela que mais se coaduna coma a nossa essência, com a nossa verdade. Alguns de nós são mais lúcidos que os outros, aproveitaram melhor as lições. Mas todos chegaremos lá um dia. Só não confunda ilusão com sonho. Embora os dois termos sejam abstratos e até tenham uma certa semelhança, o efeito de cada um é completamente diferente. A ilusão, mais cedo ou mais tarde, terá que abrir espaço para a verdade. Mas o sonho, se for embora, levará com ele boa parte da magia da vida. E não ligue, no seu aprendizado diário, para a vitória ou derrota. São apenas dois impostores. O que vai valer sempre será o aprendizado que tivemos ao correr atrás de nossos sonhos. Nossa, acho que me empolguei. Este está com cara de quem vai parar no Blog da Comentarista. Mudando de assunto, muito frio por aí? Demorou a visita mas não foi visita de médico.

    Um grande abraço,

    Denize

    ResponderExcluir