terça-feira, 4 de agosto de 2009

Casamento: até que a falta de dinheiro os separe...

Quando o assunto é finanças, muitas vezes, a conversa acaba em briga, principalmente pela falta de sintonia entre o casal na questão das prioridades financeiras. Muitos casais também se esquecem de estabelecer metas em comum, afinal, cada um tem o seu perfil.

Se a questão é o marido pão-duro e a mulher consumista, Gustavo Cerbasi dá a sua opinião. "Economizar com algum objetivo em vista é naturalmente menos penoso do que fazer isso por pura mesquinhez. Por outro lado, gastar dinheiro sem pensar, às vezes, pode ser até saudável para o casamento, principalmente se for para comprar algo que deixe ambos felizes." (Trecho do livro Casais inteligentes enriquecem juntos).

Para Mara Luquet, jornalista especializada em finanças e economia, vários casais falam muito pouco sobre dinheiro e, geralmente, a percepção que um tem do outro em relação à situação financeira está totalmente errada. "A receita não é ter muito ou pouco dinheiro para um casamento ser bem-sucedido. Mas, sim, fundamentalmente saber lidar com os desafios financeiros que vão surgir ao longo do caminho, seja quando os recursos são escassos ou abundantes", comenta a jornalista em seu mais recente livro Meninas normais casam, meninas iradas investem na relação - o terceiro da série Meninas iradas - escrita com Andrea Assef, profissional também com experiência na área de economia e de negócios.

Com texto bem-humorado, Mara mostra aos casais como as decisões financeiras têm um peso fundamental na saúde do casamento, com exemplos simples da rotina de um casal. Uma situação bastante comum ocorre quando as mulheres extrapolam o limite do cartão de crédito e comunicam a notícia ao marido. "Esconder a verdade vai dar um trabalho danado e não ajuda. Assim, respire fundo e vá direto ao ponto. Algumas sugestões de como fazer o comunicado:
Direta - "Tenho um problema, estou muito endividada. Correção, excessivamente endividada. Melhor, quebrei, esta é a realidade. Mas já comecei um plano de reestruturação." Nesse caso, você não está pedindo ajuda, mas sim comunicando um problema.

Prática - Pegue os cartões de crédito e quebre-os um a um na frente dele e, chorando, diga: "Esses cartões me levaram à loucura, eu simplesmente não posso mais usá-los, nunca mais quero vê-los". Para sair do buraco em que se meteu, você precisará ficar longe de seus cartões de crédito. Isso não quer dizer que nunca mais poderá ter um. Ao contrário, assim que se livrar das dívidas, poderá requisitar novos cartões que, esperamos, você utilize com mais cuidado.

Será que isso adianta??? comente no blog ou diHitt.



3 comentários:

  1. Ou... Até que a falta de dinheiro os mantenham unidos!
    Falar sobre relacionamento é tão complicado! Em se tratando de dinheiro então! Bom, eu creio que se há amor e um planejamento do casal em relação as finanças, mesmo que demore um pouco, eles tendem a permanecer juntos... Mas se ocorre o contrário, divórcio na certa.

    ótimo artigo William, meus parabéns

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que, se o casal não tem sintonia, a falta de dinheiro realmente será um grande dificultador no relacionamento.

    Há muitos casais que separam com pouco tempo de casado não só por falta de dinheiro, mas por falta de estrutura emocional. Viver em família sempre exige muita paciência e flexibilidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    AMIGO WILLIAM JÚNIOR,
    O seu texto foca variantes deferentes. Alguns especialista orientam fazer assim, ou assado. Sou a pessoa menos recomendada para dizer que a equação é essa ou aquela. Pois, vivencio meu 5º.casamento, ainda estou aprendendo.
    Tenho um amigo, que afirma com todas as letras, que o diabo existe:"Para vê-lo, basta ficar sem dinheiro, também afirma, que, onde falta o pão o trem passa pegando os passageiros do divorcio"
    Gostei muito da sua mensagem!
    Parabéns pelo Post!
    LISON.

    ResponderExcluir